ensino superior

Instituto Federal Farroupilha retoma aulas com ensino remoto nesta segunda

Semestre deve ser concluído até setembro. Atividades presenciais continuam sem data de retomada

18.300

Foto: Pedro Piegas (Diário)

As atividades acadêmicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) recomeçam nesta segunda-feira, de forma remota, para cerca de 20 mil alunos da instituição. A expectativa é que o semestre, que foi suspenso em maio por conta da pandemia da Covid-19, seja concluído até o dia 25 de setembro. 

VÍDEO: como conseguir a difícil tarefa de manter o foco nas aulas remotas

Segundo a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, o momento atual exige adaptação, reinvenção e aprendizagem constante de toda a comunidade acadêmica. Para viabilizar o retorno das atividades, a instituição criou o "auxílio inclusão digital" (bolsa em pecúnia), que beneficia os estudantes em situação de vulnerabilidade e investiu na aquisição de pacotes de dados de internet e no auxílio emergencial, destinado à complementação da renda desses estudantes.

- Para garantir o acesso às aulas remotas, também estamos realizando o empréstimo de equipamentos de informática, como computadores, notebooks e modens, por exemplo, que podem ser retirados pelos estudantes nos campi da instituição ou, a pedido, entregues em suas residências. Aos estudantes que residem em locais sem cobertura de internet estão sendo produzidos e entregues materiais didáticos em pendrive e impressos - explica Carla.

SISTEMA
De acordo com a Reitoria, os professores vão utilizar como base para registro, encaminhamentos de atividades e interação com os estudantes a ferramenta "Turma Virtual", ligada a cada disciplina no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Esse é o sistema acadêmico utilizado pela instituição e no qual todos os estudantes possuem login e senha desde a matrícula inicial de ingresso no IFFar. 

Prefeitura encerra Campanha do Agasalho com mais de 70 mil peças arrecadadas

Além disso, a comunidade acadêmica também poderá utilizar outras plataformas, como Google Meet, para as atividades síncronas, e-mail institucional (todos os estudantes possuem), YouTube e outros aplicativos. O objetivo é viabilizar formas para disponibilizar videoaulas, orientações sobre práticas e organização de fóruns e chats, a critério dos docentes e em comum acordo com os estudantes.

ATIVIDADES
Apesar de já dispor do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus (Covid-19 do IFFar), elaborado por especialistas e aprovado pelo Comitê Institucional de Emergência, não há previsão de retomada das atividades presenciais. O Conselho Superior da instituição aprovou, no dia 28 de julho, a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas exclusivamente não presencias até 31 de dezembro deste ano. 

Os cuidados são redobrados considerando o universo de pessoas ligadas à instituição. São aproximadamente 12,5 mil alunos em cursos regulares, sendo mais de 5 mil em cursos de graduação e pós-graduação e mais de 7 mil em cursos técnicos subsequentes ou integrados ao Ensino Médio. Outros 7 mil alunos estão em processo formativo na modalidade EaD.

- O ensino remoto se torna a única estratégia viável, neste momento, para mantermos a conexão entre a comunidade acadêmica. Estamos investindo fortemente no suporte necessário aos estudantes. Esse momento exige adaptação, reinvenção e aprendizagem constante, assegurando a preservação da vida e da saúde de todos - finaliza Carla Jardim.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190