prodígio

Estudante de Santa Maria representa o Estado em exposição nacional de astronomia

Adolescente é aluna do 9º ano da EMEF José Paim de Oliveira

18.300


Foto: Arquivo Pessoal

Como toda adolescente, a estudante Sianne Cáceres Rossi, 14 anos, sente os desafios do distanciamento social e das mudanças na forma de ter aula. Mas o período também foi de inspiração e estímulo para a criação de um trabalho que é finalista e vai representar o Rio Grande do Sul na exposição virtual "O céu que nos conecta", organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro/RJ. 

A ideia de participar da mostra veio da prima Daiane Rossi, que é doutora e pesquisadora na Casa de Osvaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro.

- Ela me enviou o link da inscrição e, a partir daí, me motivou a participar. Esse projeto representa muito para o Mast, aproximando crianças e adolescentes de diversas regiões do país nesse período de isolamento social - explica a estudante.

Candidatos inscritos no Prouni já podem conferir as bolsas disponíveis pelo programa

Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Paim de Oliveira, instituição de ensino do campo localizada no distrito de São Valentim, Sianne já participou, com os colegas, de outras mostras, como a Feira de Ciências Municipal de Santa Maria. Ela lembra, também, do projeto Identidade Rural, pelo qual a estudante, os colegas e os professores apresentaram o livro São Valentim: Conhecer, Valorizar e Pertencer, escrito por eles, na Feira do Livro de Santa Maria.

Para Sianne, a arte é um exercício que cura:

- Esse projeto é importantíssimo neste momento triste, pois traz uma mensagem de esperança e conecta todas as pessoas para vibrarem na mesma frequência. Meu principal desafio é ficar longe da escola, de professores, amigos e do restante da minha família, principalmente da minha avó.

Colégio fará carreata para matar a saudade de professores e alunos

A estudante conta que criar o desenho para a exposição foi um processo tranquilo e prazeroso.

- Tive a oportunidade de passar uma mensagem através do meu desenho, que cada pessoa deve aproveitar essa calmaria para parar e olhar para as estrelas. Pois todos nós estamos compartilhando o mesmo céu, onde, agora, só as estrelas brilham -relata.

Para a diretora da escola, Silvia da Silva Rossi, ter uma aluna representada na mostra nacional é motivo de orgulho para todos:

- É um estímulo para alunos e professores, principalmente para a comunidade de uma escola do campo, que tem mais dificuldade para investir em seus talentos e habilidades - destaca.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendi[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190