sistema público

Escolas municipais retomam aulas remotas nesta segunda em Santa Maria

Sem previsão de aulas presenciais, atividades serão enviadas online ou impressas para 20 mil alunos da rede

18.398

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O ano letivo na rede municipal será retomado a partir desta segunda-feira em 79 escolas de Santa Maria. Ainda sem previsão de retorno das aulas presenciais, as atividades serão desenvolvidas de forma remota, com envio de atividades pelas redes sociais ou impressas para os mais de 20 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As medidas foram adotadas como forma de reduzir a propagação da Covid-19.

O ensino remoto não significa, porém, que as aulas serão ao vivo. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Madruga, essa sistemática abrange toda forma de atividade não presencial, podendo ou não utilizar recursos tecnológicos. O encaminhamento de materiais poderá ocorrer por e-mail, WhatsApp ou Facebook, por exemplo.

Na rede estadual de ensino, falta de acesso à internet e desinteresse preocupam

Para isso, foram publicadas normativas que valem para o Ensino Fundamental, a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O regramento das ações têm como base resoluções do Conselho Municipal de Educação e normativas e protocolos da prefeitura.

- O que se fez foi regrar o que já vinha sendo feito pelas escolas de forma espontânea. Agora, ao seguir as normas, as direções das escolas poderão validar as aulas - explica Lúcia.

Cada instituição de ensino terá autonomia para elaborar seu projeto pedagógico - atendendo as resoluções e normativas - de forma a se adequar à realidade de cada comunidade. Não há padrão estabelecido sobre formato de mídia, se por vídeos ou textos.

O modelo digital de ensino não será a plataforma adotada para todos. A entrega física do material, aos moldes do que já estava sendo desenvolvido em maio e junho para estudantes das escolas do campo e portadores de necessidades especiais, vai seguir sendo feito.

- Entendemos o ensino remoto como todo atendimento educacional que vai até o aluno, por vários meios. Dentre eles, a tecnologia. As escolas precisam estar na internet e devem se preocupar com aqueles que não têm acesso à tecnologia - ressalta Lúcia.

DETERMINAÇÕES

  • Os profissionais devem orientar que os responsáveis não se desloquem até a escola para buscar os materiais acompanhados com crianças da Educação Infantil ou dos anos iniciais
  • Orientar para que a retirada de materiais seja feita, preferencialmente, pelos responsáveis que não pertençam ao grupo de risco da Covid-19
  • Estabelecer demarcação no solo que oriente o distanciamento entre os responsáveis dos alunos de no mínimo de dois metros
  • Orientar para que não permaneçam na escola após a retirada do material, evitando a aglomeração
  • Nos anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Ensino Remoto deverá ser desenvolvido no viés da interdisciplinaridade, abrangendo, no mínimo, dois componentes curriculares
  • Os professores devem desenvolver as ações do ensino remoto e manter o contato efetivo com os estudantes


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190