pandemia

Depois de um ano atípico, escolas e cursinhos se preparam para o Enem

Data da prova e período de inscrições foram confirmadas. Ano passado, prova foi adiada por conta da pandemia

18.409

Fotos: Fabiano Marques (Diário)
Professor de história e diretor do Totem Vestibulares, Jader Nogueira, afirma que o cursinho está preparando os alunos para o Enem a tempo 

Na noite de segunda-feira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou, por meio de sua conta pessoal no Twitter, as datas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021. As inscrições para a realização da avaliação iniciam em 30 de junho e vão até 14 de julho, e a aplicação das provas é entre 21 e 28 de novembro. Com as datas durante o processo do ano letivo vigente, escolas e cursinhos recebem a notícia de formas distintas.

UFSM abre concurso público para professor do magistério superior

Enquanto as escolas públicas ainda lidam com a questão do retorno das aulas presenciais, cursinhos já tinham o planejamento para a realização do exame nesse período do ano. Vale ressaltar que o Ministério da Educação ainda não firmou a data com o lançamento do edital, que segundo Milton Ribeiro deve ocorrer ainda esta semana. As inscrições do Enem devem começar em 30 de junho. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

ESCOLAS

 A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, Solange Hundertmarck, afirmou que as datas foram divulgadas na noite de segunda-feira e a Escola ainda vai se organizar sobre o tema e que o foco é fechar o trimestre.

Edital de concurso público abre vaga para docente na UFSM em Cachoeira do Sul

- As datas eram essas antes da pandemia. Mas, o adequado, na minha opinião, seria acabar o ano letivo para realizar o Enem, o mês de janeiro ficaria ótimo. Os alunos sempre realizaram as provas sem trabalhar alguns conteúdos no colégio, exceto os que fazem cursinhos preparatórios.

O coordenador da 8ª CRE, José Luis Eggres, afirma que, de forma geral, já se aguardava a definição destas datas e que a expectativa é que com a vacinação, as aulas ganhem fôlego até a aplicação da prova.

- O nosso planejamento não vai mudar muito, pois já vinhas nos preparando para a retomada da presencialidade. Com a vacinação começando para os professores e outras cidades da Região já aplicaram a vacina, acredito que com esse processo até o período do Enem, nós já estejamos com aulas presenciais 100%. É claro que tendo a previsão das datas, as escolas se preparam para fazer alguns encaminhamentos relativos às questões pedagógicas com vistas a essa avaliação que é tão importante para os nossos alunos, uma vez que ela permite o ingresso à universidade.

O diretor do colégio Marista Santa Maria, Carlos Henrique Pires Sardi, afirma que a proposta pedagógica da escola é voltada para preparação dos estudantes para a realização de exames como o Enem e vestibulares. Sardi informa que, neste contexto, não haverá alterações na rotina escolar dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os terceiranistas acompanham, atualmente, as aulas na modalidade presencial e também on-line com transmissão simultânea para aqueles estudantes que desejam realizar seus estudos em casa.

CURSINHOS

O professor Jader Escobar Nogueira, diretor da unidade santa-mariense do Totem Vestibulares, afirma que o cursinho recebe a notícia positivamente e que, desde abril, a equipe estava planejada para a prova no período marcado. Segundo ele, quem ganha são os alunos, que terão mais tempo para se preparar e revisar os conteúdos com os professores.

- Ano passado tivemos a exceção e imaginávamos que a aplicação do exame seria no mês de sempre, que é novembro. Acredito que para os alunos também é melhor, porque foi cruel o que eles passaram no ano passado com os adiamentos. Foi um tormento psicológico, pois se criou essa ansiedade e indecisão.

Jader informa que o Totem tem aulas híbridas, com opção para o aluno que ainda não está se sentindo à vontade para voltar, ou é - ou tenha um familiar - de algum grupo de risco, tem a possibilidade de continuar assistindo às aulas de forma online:

- Estamos com aulas presenciais desde abril e não pretendemos parar mais. Em 2020 já trabalhamos em modelo presencial. Seguimos todos os protocolos necessários.

Gilyell Souza e Gabriela Zamberlan pretendem cursar medicina e estão confiantes nos estudos

Gilyell Souza, de 20 anos, vai tentar uma vaga em Medicina e afirma estar mais tranquilo neste ano, com a data da prova já marcada:

- É muito importante para podermos nos planejar. Ano passado tivemos muitos transtornos esperando a nota. A prova foi adiada pela pandemia. Mas vamos ter tempo para nos preparar e agora com a data certa podemos fazer o planejamento para fazer uma ótima prova - projeta o santa-mariense que fez o Ensino Médio na escola Manoel ribas.

Gabriela Zamberlan, 20 anos, também busca uma vaga em Medicina e já deu início à rotina de estudos para o exame. 

- Agora, com certeza, o coração de uma acelerada, por ser uma prova bastante concorrida. Alivia um pouco eles terem concretizado uma data para nos programarmos. A pandemia fez a gente sair da nossa zona de conforto, tivemos que estudar remotamente, dificilmente favoreceu alguém. Agora com a vacina estamos todos voltando, com todo apoio dos colegas e professores - festeja a jovem.

O Riachuelo já havia se programado para a realização no Enem em novembro e aguarda confirmação oficial do MEC

Marco Antônio Neves, da direção do Riachuelo, vê com cautela a divulgação da data pelo perfil pessoal do ministro e aguarda o lançamento do edital. Porém ele afirma que o cursinho também já estava prevendo esse período e ofereceu turmas anuais, turmas específicas para Medicina e lançou um modelo de aulas online, chamado At Home.

- Se a prova não fosse realizada em novembro, o resto dos meses ficariam para revisão e bônus para os alunos. Ainda assim estamos abrindo um curso intensivo agora no segundo semestre para alunos que querem se preparar para o Enem. Vamos aguardar sair o edital com as datas. Até porque, desde o início do ano, já foram divulgadas diversas datas para a prova - afirma.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190