volta ou não?

Decisão sobre retorno presencial das aulas no RS deve ser divulgada até quinta

Nesta terça, governo deve se reunir com a Famurs e com o Ministério Público para tratar sobre o tema

18.297

O debate entorno da volta às aulas de forma presencial no Rio Grande do Sul deve ter um desfecho ainda neste semana. Durante a tradicional live de segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que uma decisão deve ser divulgada até esta quinta-feira. 

Duas escolas de Santa Maria têm atendimento presencial suspenso após testes positivos

Segundo ele, nesta terça-feira está marcada uma reunião entre o governo, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Ministério Público, junto com epidemiologistas, para tratar do cenário. 

- Eu ainda insisto, vejo a possibilidade de um retorno, com regras, horários reduzidos, com turmas reduzidas, para faixas específicas do ensino, mas nada vai se feito de forma abrupta, nada será feito sem antes observar as condições sanitárias e o respeito a vida e saúde dos profissionais da área da educação, das crianças e de suas famílias - completou o governador. 

A PROPOSTA
A proposta do governo de Leite é de que as aulas voltem por etapas, sendo a primeira no dia 31 de agosto pela Educação Infantil. Na sequência, o Ensino Superior, o Ensino Médio e Técnico, os anos finais do Ensino Fundamental e, por último em outubro, os anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Leite justifica o retorno pelas crianças para dar uma opção segura, de uma instituição que cumpra com os protocolos de saúde, aos pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos. Ele também argumenta que muitas escolinhas privadas estão quebrando por não ofertarem as aulas presenciais, e que a rede pública não conseguiria suportar toda a demanda que elas deixariam de ofertar.

Ainda não há protocolos e detalhes definidos sobre o retorno, mas a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) afirma que uma alternativa deverá ser ofertada aqueles estudantes que não quiserem ou puderem participar presencialmente das atividades, como a distribuição de materiais por meio de entrega física ou com o uso da tecnologia, como vem sendo feito atualmente. 

Lista de espera do Prouni tem resultado divulgado nesta segunda

Até agora, só podem funcionar de forma presencial as atividades de educação que são consideradas essenciais para conclusão de curso e as aulas em cursos livres, como de idiomas, artes ou pré-vestibulares - tudo isso somente quando a região estiver em bandeira amarela ou laranja.

Proposta de cronograma do retorno às atividades presenciais:

Agosto

  • Dia 31 - Educação Infantil (estabelecimentos públicos e privados)  

Setembro

  • Dia 14 - Ensino Superior (instituições públicas e privadas)
  • Dia 21 - Ensino Médio e Técnico (escolas públicas e privadas)
  • Dia 28 - Ensino Fundamental - Anos Finais (escolas públicas e privadas)  

Outubro

  • Dia 8 - Ensino Fundamental - Anos Iniciais (escolas públicas e privadas) 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190