instituições de ensino

Coronavírus afeta rotina de eventos e viagens acadêmicas

Professores, pesquisadores e bolsistas são orientados a não viajar

18.398
Foto: Foto: Tiago Coutinho (Arquivo Diário)

Foto: Tiago Coutinho (Arquivo Diário)

A confirmação de casos de coronavírus no Brasil e no Rio Grande do Sul, além do crescente número de suspeitas, já afeta diretamente as atividades acadêmicas. Professores e pesquisadores de instituições de Ensino Superior estão sendo orientados a não viajar para participar de seminários, conferências e outros eventos.

Já são cinco casos suspeitos de coronavírus na Região Central

A professora Luisa Helena Torres, do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participaria de um congresso da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica. O evento estava marcado para a próxima semana, em Washington, nos Estados Unidos, e foi cancelado pelos organizadores.

A UFSM também já recebeu o cancelamento de um visitante dos Estados Unidos que viria para Santa Maria no final deste mês para participar de um evento na cidade. Também foi suspensa a participação de um servidor, assessor da Reitoria, no encontro da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM/Fiesa), que aconteceria na Argentina na próxima semana.

Paciente com suspeita de coronavírus em Faxinal está em isolamento domiciliar

Servidores do Centro de Saúde da UFSM e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) estão sendo capacitados para orientar a comunidade acadêmica sobre os cuidados com o coronavírus e como agir em caso de suspeita da doença.

BOLSISTAS
Na última quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou orientações sobre o coronavírus no caso de viagens de bolsistas e missões de trabalho ao Exterior.

Conforme o documento, as viagens de pesquisadores bolsistas para os países com transmissão sustentada de coronavírus devem ser feitas somente em casos de extrema necessidade. Já os bolsistas que estão com viagem programada para o Exterior podem solicitar a alteração do período para outra data. Aqueles que já estão fora do Brasil podem solicitar a antecipação do seu retorno. O pedido será analisado pela Capes.

AULAS REMOTAS 
Ainda nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) emitiu uma sugestão para que as instituições de ensino se prepararem para atividades escolares a distância por causa do coronavírus. A proposta sugere que escolas e faculdades tenham prontos planos de aulas remotas e evitem eventos com aglomeração de pessoas. O MEC também está reavaliando o período de férias escolares. Porém, cabe aos Estados, municípios, escolas e faculdades particulares definirem os calendários de aulas. As universidades federais também têm autonomia para tratar dessas questões.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190