Política

Conselho da UFSM aprova resolução sobre igualdade de gênero

Com a implementação, universidade promove a igualdade em todas as instâncias e orienta relações

Foto: Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou, na sexta-feira, a minuta da resolução que disciplinará a Política de Igualdade de Gênero da instituição. O objetivo do documento é promover a igualdade de gênero em todas as instâncias institucionais, no fomento de ações de educação e de respeito ao ser humano.

Curso pré-universitário Alternativa abre inscrições de aulas preparatórias para o Enem

Uma vez estabelecida, a política irá permear todas as relações interpessoais na UFSM, incidindo sobre a relação da universidade com seu público nas atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão. A política será pautada pela promoção da igualdade de gênero, pelo enfrentamento e responsabilização em casos de violência e pela assistência a vítimas de assédio (moral e sexual) e de violência.

Duas ações já estão previstas na implementação da política: a criação do Comitê de Igualdade de Gênero (CIG) e do Espaço Multiprofissional "Casa Frida Kahlo (CFK)", vinculados ao Observatório de Direitos Humanos.

O comitê será formado por docentes que integrem projetos, grupos e núcleos de ensino, pesquisa e extensão voltados a conceitos que envolvam a política de igualdade de gênero, técnicos-administrativos em educação, representação dos estudantes e da comunidade externa.

Já o Espaço Multiprofissional Casa Frida Kahlo será um lugar de acolhimento às pessoas em situação de violência, além de um centro de articulação de ações referentes à igualdade de gênero dentro da UFSM. O trabalho envolverá também toda a rede de assistência já estabelecida dentro da instituição.

UFSM abre concurso público para docentes do Magistério Superior

PRÓXIMA ETAPA
Depois de aprovada no Cepe, a proposta ainda precisa ser analisada e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) para ser implementada.

A nova política também atende o compromisso firmado pela universidade ao aderir ao Movimento ElesPorElas (HeforShe), criado pela ONU Mulheres. Em 2020, a UFSM foi ranqueada entre as 10 universidades do mundo com maior produção científica feita por mulheres.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190