Parte 2

Confira as dicas de filmes, podcasts e outros conteúdos para complementar os estudos para o Enem

Em parceria com professores de dois cursos de Santa Maria, o Diário traz algumas indicações para você

Arianne Lima
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Marcado para os dias 21 e 28 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) já tem confirmados 3.109.762 inscritos. O número corresponde ao total de participantes das versões impressa e digital do exame. Apesar de modalidades diferentes, as questões das provas e tema da redação devem ser iguais nesta edição.

Faltando quase dois meses para mais um Enem, o Diário de Santa Maria, em parceria com professores dos cursos Riachuelo e Totem, traz dicas de filmes, podcasts e outros conteúdos que podem te ajudar a estudar para diversas matérias. Está pronto para gabaritar?

UFN oferece aulão gratuito na véspera do vestibular e do Enem

TOTEM

Com 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul, o Totem Vestibulares visa preparar estudantes nas unidades em Santa Maria, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa para provas do ENEM, universidades federais e particulares.

Confira as indicações dos professores do Totem para a próxima edição do Enem:

HISTÓRIA

As dicas do professor de História, Will Molinos, envolvem séries e podcast, como Segunda Guerra em Cores. Lançado em 2009, a série documental, que está disponível da Netflixapresenta registros restaurados em cores e alta definição do ocorrido. A didática da produção é destacada pelo professor:

-Ele é um documentário maravilhoso. São 10 episódios que abordam fatos e acontecimentos deste conflito, minunciosamente detalhados. É como se fosse uma grandíssima aula, traduzida para as pessoas de maneira bem interessante - afirma o professor. 

Seguindo na linha dos documentário em série, está a produção Guerras do Brasil. Disponível na Netflix, TV Brasil e no Canal Curta, a série lançada em 2018 narra os principais conflitos armados que ocorrem no Brasil por séculos, refletindo sobre a violência nos dias atuais. Quando o assunto é podcast, a indicação do professor Will é a de que ouçam História no cast, disponível no Spotify e na Apple Podcasts.

-Ele é um podcast super dinâmico e divertido, no qual assuntos de cultura pop e atuais são abordados com assuntos de História. Então, você encontra o fascismo e o Naruto sendo abordados em um mesmo episódio. Esse momento de estudo que vocês estão vivendo, necessita de algo mais leve - comenta Will, argumentando que o programa é oriundo de uma página no Instagram, História no Paint. 

QUÍMICA

Já o professor de Química, Vinicius Malgarin, comenta sobre audiovisuais lançados em 2019 e que tem levado os telespectadores a refletir. O primeiro deles é a minissérie Chernobyl, disponível na HBO, que retrata um acidente nuclear ocorrido em 25 de abril de 1986. Ainda sobre o tema, há o filme Radiactive, produção da Netflix, que narra a história da cientista Marie Curie. De acordo com Vinicius, a temática que relaciona as duas produções tende a cair no Enem:

-Essa série e esse filme tratam sobre um assunto que é recorrente no Enem: radiatividade. Falam sobre essa fonte utilizada para a produção de energia elétrica e que o Enem aborda a parte de reator nuclear, bomba atômica. No Enem, também precisamos lembrar de funções orgânicas, que é uma matéria muito presente, balanceamento de reações e indiretamente, isso também aparece nessa série e nesse filme. Então, facilita nossa compreensão de assuntos que parecem estar distantes, mas estão no dia-a-dia.

Vestibular de Verão da UFN está com inscrições abertas

LITERATURA E ARTES

As indicações para quem ama literatura são de podcasts e um clássico do cinema. Para o professor de Literatura e Artes, Rodrigo Bentacurt, é possível complementar os estudos com conteúdos divertidos. O podcast Marca Texto, por exemplo, apresenta análises descomplicadas sobre obras da literatura brasileira que foram e serão cobradas nos vestibulares de universidades no Spotify e YouTube.  Segundo Rodrigo, mesmo que o Enem não tenha leituras obrigatórias, vale a pena ouvir a produção, porque trata sobre obras clássicas, que costumam também aparecer nas provas. Outra aposta do professor é no podcast Chá da cinco com leitura. Oriundo de um blog homônimo, o programa também pode ser acompanhado pela Apple Podcast e CastBox

-O Chá da Cinco com Literatura sempre tem como convidado professores extremamente graduados, que irão abordar de maneira muito simples e tranquila a divulgação cientifica. Não vai ser uma conversa de dois doutores. Vai ser uma conversa direta sobre obras marcantes da nossa literatura e sobre conceitos culturais que se tem no Brasil - afirma Rodrigo, indicando também uma produção do próprio Totem neste segmento, o podcast Papo De Gigante

Além de chamar a atenção para os estudos de funções de linguagem, o professor Rodrigo fez questão de indicar um clássico. Disponível no Google Play, o filme A sociedade dos poetas mortos, lançado em 1989, não poderia ficar de fora dessa lista, especialmente pela forma como retrata o ensino:

-É uma obra que aborda como a literatura pode ser vista como algo não simplesmente acadêmico. É um filme que já tem uma estrada, mas que mostra a necessidade que o modernismo, por exemplo, traz para o Brasil de quebras de padrões acadêmicos. Não só para ensinar, mas também de entender a literatura.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Para quem não abre mão de procurar séries na Netflix, mas precisa focar nos estudos para o Enem, o professor de Filosofia e Sociologia, Bruno Portela, traz três indicações de produções que são sucesso na atualidade. Segundo Bruno, os conteúdos abordado pelas séries Merlí Good Place aparecem com frequência no Enem:

-A personagem principal morre, acorda em uma espécie de paraiso e sente que não merece estar ali. Então, para tentar ser uma boa pessoa, ela encontra um professor de filosofia que ensina ela a ser uma boa pessoa a partir de teorias morais de filosofia. Então, você vai encontrar, por exemplo, ética aristotelica, ética kantiana e ética utilitarista explicadinha ali e irá se divertir ao mesmo tempo.

A premiada série Black Mirror também ocupa um espaço na lista do professor Bruno. Lançada em 2011, a produção de ficção cientifica chegou a 5ª temporada, levando os telespectadores (e o professor de filosofia) a refletirem sobre a natureza humana e a tecnologia:

-Traz várias distopias. Extrapola bastante sobre o que acontece com o uso excessivo de redes sociais. Fala sobre a sociedade consumista em que nós vivemos e o quanto isso acaba tolindo a nossa liberdade. Tem vários temas legais para se abordar - conclui Bruno. 


Fotos: Pedro Piegas (Diário) 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190