Future-se

Comunidade da UFSM discute projeto do governo para universidades

Inciativa do governo, aberta à comunidade, vai debater impactos do Future-se

18.386
Foto: Foto: Pedro Piegas

ATUALIZAÇÃO _ Esta reportagem foi atualizada às 10h45min do dia 8 de agosto

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, nesta quinta-feira, uma audiência pública para tratar do programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para as instituições federais de Ensino Superior. A iniciativa é aberta à comunidade e ocorre no Centro de Convenções, no campus sede, localizado no Bairro Camobi.

Assista à transmissão da audiência no portal Farol da UFSM:

VEJA AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES
O auditório lotado por integrantes da comunidade acadêmica ouviu atentamente o pronunciamento do reitor Paulo Burmann e do vice-reitor Luciano Schuch.

Burmann afirmou que a proposta do governo federal foi construída sem "qualquer participação dos reitores de todas as universidades públicas federais". O reitor que está no segundo mandato à frente do comando da UFSM disse que "se vende a imagem de que as universidades produzem pouco e que são perfumarias", o que Burmann ressalvou:

_ Essa não é a realidade e não se aplica essa lógica à UFSM. Não precisamos de um tutor para nos dizer o que fazer. A universidade não pode ser tratada e gerida como uma empresa.

Sobre as organizações sociais, as OS, que teriam protagonismo em uma participação na gestão das universidades, o reitor Burmann entende que a proposta da União traz "um risco aparente ao funcionamento e à autonomia das universidades".

Burmann e o vice-reitor enfatizaram que a audiência pública, desta manhã, se dá com o objetivo de apresentar um substitutivo à proposta do Future-se.

A partir de agora, pelos próximos 90 minutos, será aberto ao público o espaço para manifestações e eventuais questionamentos.

CONSULTA PÚBLICA
Além da participação na audiência pública de hoje, a comunidade também pode contribuir respondendo à Consulta Pública lançada pelo MEC. O questionário pode ser respondido até o dia 15 de agosto e está disponível neste link.

As sugestões e contribuições poderão ser inseridas no projeto de lei que trata do Future-se. O objetivo do MEC é enviá-lo ao Congresso até o final deste mês.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190