pandemia

Com pareceres favoráveis, instituições de Ensino Superior já têm aulas presenciais

UFN, Sobresp, Fisma e Instituto Eleva já têm algumas atividades nos campi. Faculdade Metodista Centenário ainda mantém só ensino remoto

18.406
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
UFN retorna o semestre letivo nesta segunda com aulas remotas síncronas

Foto: Pedro Piegas (Diário)
UFN retorna o segundo semestre letivo nesta segunda com aulas remotas síncronas

Desde junho, o Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) tem emitido pareceres favoráveis para as instituições de ensino que apresentam a documentação necessária para retomar as atividades presenciais. Entre as de Ensino Superior, sete já foram aprovadas para voltar a realizar atividades práticas, todas da rede particular: Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Franciscana (UFN), o núcleo de práticas jurídicas da Faculdade Palotina (Fapas), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), Instituto Eleva, Sobresp e Faculdade Metodista Centenário (FMC).   

VÍDEO+FOTOS: faculdade de Santa Maria realiza primeira formatura drive-thru

Em comum a todas as instituições que já têm alguma atividade presencial, está o cuidado constante com a sanitização e a segurança de alunos, professores e funcionários. Na UFN, por exemplo, alguns cursos que precisam de aulas práticas estão retornando desde julho. As atividades são ministradas para poucos alunos, respeitando o distanciamento e a ocupação máxima de cada sala ou laboratório (leia mais no texto abaixo).

Na Sobresp, as aulas de clínica da Pós-Graduação em Odontologia estão funcionando nos laboratórios, com atendimento individualizado aos pacientes. O retorno para o segundo semestre dos demais cursos e disciplinas ocorre de forma remota. As aulas são ministradas sempre nos mesmos horários e ficam gravadas para que os alunos possam ter acesso quando precisarem.

Já na Fisma, a previsão do começo das aulas do segundo semestre é para 31 de agosto. Para as disciplinas práticas, as turmas serão divididas em grupos de, no máximo, 15 alunos, em dias e turnos alternados. Até agora, estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia passaram por esse sistema de rodízio. Os alunos de Instrumentação Cirúrgica também estão nesse mesmo modelo.

'Esse corte inviabiliza o funcionamento no próximo ano', afirma reitora do IFFar

A Uningá Eleva mantém as atividades práticas presenciais das especializações em endodontia, implantodontia, prótese e ortodontia, além da atualização em cirurgia.

PELA INTERNET
Por outro lado, a Faculdade Metodista Centenário tem mantido apenas as aulas de forma remota desde março. A instituição aguarda outras aprovações de órgãos competentes para voltar ao trabalho presencial. No geral, todas as instituições têm mantido aulas teóricas apenas no sistema remoto. 

Na última semana, o Diário entrou em contato com a Ulbra e a Fisma, mas ambas não retornaram os e-mails ou as ligações do jornal.

SEGUNDO SEMESTRE
Nesta segunda-feira, a Universidade Franciscana retorna as aulas com o começo do segundo semestre letivo. As disciplinas teóricas serão ministradas de forma remota com aulas síncronas, ou seja, elas acontecem no mesmo horário que seriam em sala de aula com o professor interagindo com os alunos em tempo real.  

VÍDEO: UFSM só teria orçamento para funcionar até agosto de 2021, diz reitor

Já as atividades práticas, estágios, pesquisa e atendimento são feitos em plantões de acordo com os protocolos institucionais aprovados. Com a evolução do modelo de Distanciamento Controlado do Estado, o objetivo, futuramente, é retornar em sistema alternado, com atividades remotas e presenciais de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme a assessoria de imprensa da UFN, vários cuidados estão sendo tomados para que alunos, professores e funcionários fiquem seguros e seja evitada a transmissão do vírus. Todos passam por verificação de temperatura na entrada dos conjuntos e recebem borrifadas de álcool em gel nas mãos. As cantinas estão fechadas, e os ambientes de convivência, interditados.

Além disso, o uso de máscaras é obrigatório, e os atendimentos no setor administrativo estão sendo realizados de forma agendada. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190