aulas presenciais

Calendário prevê retorno presencial da rede estadual nesta segunda-feira

Retomada é com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, nem todas as escolas já iniciam as aulas em Santa Maria

Leonardo Catto
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A segunda-feira é o dia previsto para o retorno da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede estadual. O calendário foi divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na última semana, após a possibilidade do retorno presencial no Estado. Entretanto, nem todas as escolas vão aderir a presencialidade logo no começo.

VÍDEO: alunos da escola Aracy Barreto Sacchis participam de Web Rádio

Conforme o diretor da Escola Edna May, Alan Patrick Buzzatti, a semana será ainda de organização. A orientação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) foi para ampliar a retomada até o 5º ano. Mesmo assim, apenas nove das 400 famílias de estudantes do Edna May, no Bairro Camobi, demonstraram interesse em retorno presencial.

- Na segunda, temos reunião com os pais dos primeiros anos. Na quinta, com pais de 5º e 6º ano. Não pode ser um retorno assoberbado. A educação não funciona assim - defende.

O diretor afirma, ainda, que a compra de merenda só foi autorizada na última quinta-feira. Além disso, ele defende que, na escola, o modo remoto tem funcionado para manter as atividades em dia.

UFSM divulga vagas para 2ª chamada pelo Sisu

O cenário é diferente na Escola Celina de Moraes, no Bairro Km 3. Lá, segundo a diretora Verginia Flores, cerca de 20 alunos voltam hoje entre 1º e 5º anos. A diretora conta que a escola recebe a merenda nesta segunda. Estoque de álcool em gel também foram repostos. 

- Alguns pais mesmo tendo sinalizado o retorno estão demonstrando apreensão, mas nós nos organizamos para receber todos os que sinalizaram ir. Projetamos as salas com distanciamento e o número máximo de alunos. Estamos apreensivos mas, vamos tentar ao máximo manter os cuidados - diz.

A Escola Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, tem o retorno desta segunda apenas para 1º e 2º anos. As turmas dos 3º, 4º e 5º anos voltam na terça. Na quinta, voltam do 6º ao 9º ano. Na próxima semana, em 10 de maio, é a vez das turmas do Ensino Médio.

O retorno não é obrigatório, e os responsáveis podem optar por manter o ensino retomo. A Seduc disponibilizou um termo de responsabilidade, no qual é assinalado se o estudante vai retornar à escola ou manter o ensino remoto.

VÍDEO: mesmo com obra retomada, escolinha da Monte Belo só fica pronta em 2022

RETOMADA
O retorno é escalonado. Na quarta-feira, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental devem retomar as atividades presenciais. Dia 7 de maio, são os anos finais (6º ao 9º ano). O Ensino Médio da rede estadual é previsto para a próxima semana, assim como técnicos e escolas EJA e Neejas. 

A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

Também hoje, às 9h30min, está marcada uma reunião de conciliação entre o Estado e o Cpers, que representa os professores estaduais e é contra o retorno das aulas presenciais, enquanto não houver vacinação para os trabalhadores das escolas. O encontro foi convocado pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, depois que o sindicato pediu, novamente, a suspensão da retomada. Às 16h30min, ocorre a Assembleia Geral do Cpers, na qual deve ser decidido como o sindicato se posicionará diante da retomada.

A diretoria do Núcleo 2 do Cpers, que cobre a região de Santa Maria, aguarda os encaminhamentos da assembleia. A reportagem do Diário tentou contato por telefone com o coordenador da 8ª CRE, José Luiz Eggres, mas não obteve retorno.

A rede municipal de Santa Maria terá o calendário anunciado somente em 10 de maio.

PREVISÃO DE CALENDÁRIO

  • 3 de maio - Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
  • 5 de maio - 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
  • 7 de maio - Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
  • 10 de maio - 1º ano do Ensino Médio
  • 12 de maio - 2º e 3º anos do Ensino Médio
  • 13 de maio - Ensino técnico e Curso Normal

Escolas com somente Ensino Médio, EJA e Neejas e educação profissional e escolas especiais

  • 3 e 5 de maio _ Organização das escolas
  • 5 de maio _ Aulas presenciais

Fonte: Seduc


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190