região

Audiência pública tratará das aulas remotas em Itaara nesta quarta-feira

Pais e responsáveis protestam por melhor qualidades no acompanhamento das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Foto: Pedro Piegas (Diário)
A Câmara de Vereadores será palco de uma audiência pública para tratar das aulas na cidade

Pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino de Itarra se uniram para cobrar mais qualidade das atividades durante o período da pandemia. O caso deve ser discutido em audiência pública marcada para às 18h de hoje, na Câmara de Vereadores do município. O encontro será transmitido via internet. Ainda na terça-feira, representantes do grupo se reuniram para apresentar aos vereadores e à Secretaria de Educação as queixas sobre como o ensino remoto está sendo conduzido nas escolas da cidade.

Mudança na saída para São Sepé: novo trevo será liberado nesta quarta

Conforme uma das organizadoras, Laura de Sousa Prado, 36 anos, são mais de 90 pessoas que fazem parte de um grupo no WhatsApp que protesta pela educação. Laura é mãe de duas meninas, Larissa Prado Bichueti, 6 anos, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental e, Manuela Prado Bichueti, 14, aluna do 9º ano.

De acordo com Laura, as três escolas municipais utilizam uma plataforma que não gera interatividade entre alunos e professores, sem estimular a aprendizagem.

- São apenas atividades, como questionários, sem nenhum contato com professores. Os conteúdos estão todos lá, mas sem explicação ou acompanhamento - critica.

Outra mãe que participa do grupo e também está descontente com a educação é a agricultora Elaine Rodrigues Pozobon, 39 anos. Ela é mãe de Samuel Rodrigues Pozobon, 8, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental. Elaine espera por condições melhores para aulas no formato online:

- Sabemos que não são todas as pessoas que têm condições de acompanhar as aulas de casa. Para esses, a aula presencial é a única alternativa. Mas, para quem pode, a modalidade virtual é a mais segura. Para isso, precisamos das ferramentas adequadas ao aprendizado.

VÍDEO: amigos e vizinhos fazem mutirão para ajudar família a reconstruir casa

REUNIÃO
Na noite de terça-feira, ocorreu na Câmara de Vereadores uma reunião com participantes do grupo de pais, vereadores e membros da Secretaria de Educação. A seção estava prevista para ser transmitida ao público pela internet, mas por dificuldades técnicas, não foi possível o acompanhamento online. De acordo com o vereador André Burin (Progressistas), houve uma conversa entre os participantes, mas a reunião foi transferida para esta quarta-feira, às 18h.

REDE MUNICIPAL
Em Itaara, são três unidades municipais: escola de Educação Infantil Gralha Azul, Escola de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, com turmas do 1º ao 5º ano, e a Escola de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt, com turmas do 6º ao 9º ano.

O Diário tentou contato com a Secretaria de Educação e com a titular da pasta, Silvana Bandeira Ferraz, via telefone, mas não obteve retorno das ligações até o momento.

*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190