online

Astrônomos amadores de Santa Maria participam encontro nacional de astronomia

Além disso, eles fazem lives no YouTube para manter o 'Bate-Papo Astronômico' mesmo durante período de distanciamento social

18.406

Foto: arquivo pessoal
Fabricio Pereira Colvero (à esq.), Diogo Machado Custódio e Ariane Silva Jardim são astrônomos amadores e organizadores do Bate-Papo Astronômico

Com o objetivo de levar a astronomia para todos os públicos, três astrônomos amadores desenvolveram um projeto chamado Bate-Papo Astronômico. As palestras tiveram início em 2019, mas, agora, por conta da pandemia, Fabricio Pereira Colvero, Ariane Silva Jardim e Diogo Machado Custódio têm feito lives no YouTube para manter as conversas mesmo durante esse período de distanciamento social. As edições ocorrem sempre nas segundas-feiras, às 19 horas, no canal de Fabricio Colvero. Já são 17 vídeos postados, todos resultantes das palestras. 

- Já recebi (nas lives) diversas pessoas ligadas à ciência, como o Marcos Palhares, que deve ser o segundo brasileiro a ir para o espaço, Maria Zucolotto, a maior especialista em meteoritos do Brasil, Nelson Travnik, que teve participação nas missões Apollo, entre outros nomes. A maioria das pessoas que dão as palestras são bastante ligadas, profissionalmente ou de maneira amadora, à astronomia nacional e internacional - conta Colvero.

VÍDEO: com turmas remotas e presenciais, cursinhos seguem preparação para o Enem

Em uma das lives do Bate-Papo Astronômico, Fabrício recebeu Paola Lauria para uma palestra sobre a ciência dos raios

A paixão do astrônomo amador pelo assunto já tem mais de 20 anos. No início, pesquisava sobre a temática apenas por curiosidade mas, com o tempo, passou até a fabricar telescópios. Segundo ele, há apenas uma pequena parcela de pessoas que teve acesso a um telescópio e, por isso, compartilhar esse tipo de conhecimento é gratificante:

- A observação astronômica, geralmente, é impactante para quem observa, principalmente pela primeira vez. Além disso, vivemos em uma era de grande propagação de falsa ciência, notícias alarmistas e sem fundamento científico, e, por meio do Bate-Papo Astronômico, nós temos o cuidado de abordar os temas de maneira clara e didática. Esse é o objetivo: transformar vidas pela ciência.

Estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro do Enem 2020

EVENTO ONLINE
Os três astrônomos amadores responsáveis pelo bate-papo estão participando da organização do 6° Encontro Paulista de Astronomia. O evento ocorre neste sábado, das 10h às 20h, de forma online. Colvero conta que haverá palestras voltadas aos estudantes, com a apresentação do projeto "Caça Asteroides", desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, outra sobre os tipos de telescópios e como escolher o melhor para o seu próprio uso. Além disso, haverá uma conversa com um astrônomo amador de Portugal e, ainda, com uma jovem brasileira aspirante a astronauta, que, atualmente, está estudando nos Estados Unidos e abordará o tema "Mulheres na Ciência". Até o momento, já há mais de 700 inscritos de todos os Estados brasileiros. 

- Eu estive na edição do ano passado, que ocorreu na cidade de Sertãozinho, em São Paulo. Foi um evento realmente incrível, muito bem planejado e organizado. Por esse ser um dos eventos mais importantes da área no Brasil, e por já possuirmos a plataforma, a estrutura e a experiência nas transmissões ao vivo, colocamos o Bate-Papo Astronômico à disposição para que o evento saísse este ano, no formato on-line - explica Colvero.

Para participar do evento e ganhar certificado, é preciso fazer a inscrição pelo site. As palestras poderão ser acompanhadas pelo YouTube ou pelo Facebook.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190