balanço da pandemia

VÍDEO: shoppings de Santa Maria perdem 17 lojas, mas ganham outras 15

Estabelecimentos criaram iniciativas para atrair investimentos e manter lojistas

18.398

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Ao longo dos últimos seis meses, os quatro shoppings de Santa Maria registraram o fechamento de pelo menos 17 lojas. Os números foram apurados pelo Diário junto aos centros comerciais. Porém, o período da pandemia não foi totalmente negativo. Se por um lado algumas encerraram operações, outras 15 abriram ou serão inauguradas.

VÍDEO: Portobello Shop aposta no que há de moderno no mercado

O Royal Plaza foi o que teve o maior número de movimentações. Quinze lojas encerraram as atividades, a maioria franquias. Entretanto, cinco novas operações foram inauguradas: Hering Store, Tim, Andiele Porto Store, Pastellare e Livraria Corvus. Mais cinco estão em obras e têm previsão de inauguração para outubro e novembro. São elas: Jorge Bischoff, 5hô Comida Oriental, DG, Olá Flor e Vivo.

De acordo com o superintendente do Royal Plaza, Ruy Giffoni, as lojas que encerraram as atividades já estavam em dificuldades financeiras antes da pandemia. Para atrair investimentos, houve redução no valor do aluguel e negociação individual com cada empresário.

- Somos procurados por empreendedores de vários ramos. O varejo não era para amadores e, agora, ficou ainda mais complexo - afirma Ruy.

Com 114 animais representando a região, Expointer começa nesse sábado

O Praça Nova preferiu não divulgar o número de empreendimentos que fecharam. Entretanto, informa que "adotou iniciativas de apoio aos lojistas, como isenção nas cobranças de aluguel e descontos progressivos nas taxas de condomínio".

Também houve outros benefícios, como a criação de uma página na internet para direcionar clientes aos canais digitais dos lojistas. Segundo a assessoria de imprensa, na pandemia, "o shopping não registrou impacto relevante em rescisões contratuais". No shopping, foi inaugurado recentemente um ponto da loja Lupo. Em novembro, ele recebe a Sarah. Ambas são do ramo de vestuário.

O Santa Maria Shopping teve duas operações encerradas e outras duas inauguradas, uma ótica e um estabelecimento de vendas de colchões. A superintendente, Oneide Serro, diz que uma terceira loja será inaugurada dentro de um mês.

- Já no início da pandemia, nos direcionamos para fortalecer os que já estavam no shopping, fizemos um trabalho árduo com fornecedores e prestadores de serviços para redução de custos. Com base nisso, somos procurados com frequência para novas operações - conta Oneide.

VÍDEO: durante a pandemia, corretora preza pelo zelo, segurança e solidariedade

O Monet Plaza informou que não teve nenhuma inauguração ou fechamento desde março.

DOMINGOS 
Para Ruy Giffoni, será importante para os shoppings voltar a abrir aos domingos. Segundo ele, os empresários aguardam o movimento de público aumentar para pleitear mais um dia. Ele acredita que isso ocorrerá a partir de novembro, com a proximidade do Natal:  

- Para abrir aos domingos, o Royal Plaza precisa contratar 130 pessoas. Então, o domingo é um gerador de empregos - acrescenta Giffoni.

Questionada se já trabalha com essa possibilidade, a prefeitura de Santa Maria respondeu que "a abertura dos shoppings aos domingos ainda não entrou em pauta". Conforme nota enviada pelo Executivo, "é necessário reestabelecer, de forma gradual, o horário do comércio para, então, discutir o assunto."

O QUE ABRIU E O QUE FECHOU

Royal Plaza Shopping

  • Lojas que fecharam - 15
  • Lojas que abriram - 5
  • Por inaugurar em breve - 5
  • Total de novos empreendimentos - 10

Shopping Praça Nova 

  • Lojas que fecharam - Não informado
  • Lojas que abriram - 1
  • Por inaugurar em breve - 1
  • Total de novos empreendimentos - 2

Santa Maria Shopping 

  • Lojas que fecharam - 2
  • Lojas que abriram - 2
  • Por inaugurar em breve - 1
  • Total de novos empreendimentos - 3

Monet Plaza Shopping 

  • Não registrou fechamento ou inaugurações na pandemia 

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190