revitalização

VÍDEO: galerias pluviais do Calçadão estão em fase final de instalação

Reforma completa do espaço está orçada em R$ 2 milhões

18.404
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário) 

 A colocação das galerias pluviais na revitalização do Calçadão, no Centro, está na fase final. Dos 174 metros de extensão do local, faltam cerca de 15 metros de galerias a serem concluídos. O sistema será usado para escoamento da água da chuva.

A obra, que foi retomada em janeiro deste ano, após um longo período parada em função da pandemia, deve acabar com um problema histórico do local: as infiltrações que ocorrem nas lojas abaixo do nível do solo.

A prefeitura prefere não estipular um prazo para o fim dos serviços das galerias pluviais, já que imprevistos estão ocorrendo durante a obra. Uma delas é um solo mais compacto do que o esperado. Em alguns momentos das escavações, inclusive, é necessário o uso de ferramentas manuais, já que a retroescavadeira não consegue realizar a perfuração.

Com 77% de ocupação de UTI, Santa Maria tem a menor taxa desde fevereiro

No entanto, quem trabalhava na obra na manhã de ontem, estimava que até o final desta semana o trabalho da colocação de mais sete metros de galeria estará finalizado até sexta-feira.

- Tudo depende das condições climáticas e do solo que se encontra ali - diz o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Nunes.

Depois dessa etapa, será preciso realizar a abertura de postos de inspeção, em conjunto com a Corsan. Na prática, o serviço vai servir para realizar a ligação entre a nova galeria pluvial e redes de água e esgoto do local. O número de perfurações necessárias no Calçadão dependerá do que for encontrado durante os trabalhos.

Os motoristas precisam ficar atentos ao cruzar pela Rua Floriano Peixoto. Isso porque, até sexta-feira, interrupções na via, entre Dr. Bozano e Coronel Niderauer, irão ocorrer em função das obras no Calçadão. Os bloqueios ocorrerão das 7h30min às 18h, a depender da necessidade das máquinas e caminhões que estão no local para o serviço.

Bueiro leva perigo a motoristas na Avenida Fernando Ferrari

A reforma 

Em maio de 2019, a prefeitura anunciou que iria fazer uma reforma completa do Calçadão, sem utilizar recursos próprios. A saída encontrada era que a obra fosse realizada em uma contrapartida ao município. No valor de R$ 2 milhões, a Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, e a De Marco, de Erechim, são as responsáveis pelos trabalhos. As duas empresas estão construindo condomínios no município.

Em janeiro de 2020, tapumes foram colocados no Calçadão. O canteiro da Praça Saldanha Marinho, onde ficava a árvore de Natal, foi destinado para receber os materiais. Dois meses depois, com a pandemia, os trabalhos foram interrompidos e só retomados em janeiro deste ano.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190