projeto de pesquisa

VÍDEO: arroz sem defensivos agrícolas começa a ser vendido na Polifeira

Produto é fruto de um projeto do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI) da UFSM

18.404
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) 

 A Polifeira do Agricultor, que ocorre nas terças-feiras na Avenida Roraima, em Camobi, tem uma novidade. Começou, na terça-feira, a comercialização de um arroz sem defensivos agrícolas produzido pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma área experimental de pouco mais de meio hectare dentro do campus da instituição.


Ao todo, foram produzidas 80 sacas do grão. O quilo é vendido ao consumidor final por R$ 7 e está disponível na banca da Butique da Colônia, dentro da feira. Ao todo, além do professor Ênio Marchezan, que coordena o grupo de pesquisa, 18 estudantes estão envolvidos no projeto.

- O projeto parte de inquietações que nós temos para atender um determinado segmento de produtores, especialmente os pequenos, que eu vejo que lhes faltam alternativas para continuarem suas atividades e serem competitivos - relata Marchezan, que é professor do Departamento de Fitotecnia.

Conta de luz vai ficar 9,95% mais cara

Marcando o início da comercialização, por volta das 11h30min, foi servido um carreteiro para membros da instituição que estavam presentes, entre eles, o reitor, Paulo Afonso Burmann, e o vice-reitor, Luciano Schuch.

- A produção do arroz, certamente, é um resultado da interação do ensino, da pesquisa e da extensão. Da relação do pesquisador com o seu grupo de estudantes, com o Colégio Politécnico, com os produtores, além das instituições e empresas parceiras que apoiaram e continuam apoiando a ideia - enfatiza Burmann.

Vacinação é antecipada e chega aos 48 anos nesta semana

PARCERIA

A parceria entre GPAI e Polifeira se iniciou com o lançamento do produto ao consumidor em um seminário técnico durante uma edição de setembro de 2019. O evento contou com uma degustação de carreteiro e de risoto vegano preparados com o arroz colhido dentro da própria instituição, como forma de acolhimento aos consumidores.

A Polifeira, além da venda, realiza também a produção da embalagem e a análise de resíduos. Por meio de técnicas de manejo sustentável, o projeto atende ao 12º objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, "consumo e produção responsáveis". 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190