contatos Assine
Santa Maria

Reforma completa do Calçadão começa até o fim de julho e será concluída em outubro

23 Abril 2019 18:27:00

Prefeitura confirmou que obra será feita por construtora como medida de compensação pela construção de grande condomínio na cidade

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

A prefeitura de Santa Maria confirmou nesta terça-feira, em reunião com CDL, Sindilojas e lojistas, que está garantida a reforma total do Calçadão Salvador Isaia. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) informou que foi assinado um acordo com uma construtora que fará um condomínio em Camobi e, como medida compensatória, ficará responsável pela reforma da 1ª Quadra. O contrato prevê que a obra do Calçadão será entregue até 25 de outubro. Se a empresa descumprir o prazo, terá de pagar multa. O custo, segundo a Procuradoria da prefeitura, será de R$ 400 mil.

Circo paranaense estreia nesta sexta-feira em Santa Maria

O acordo prevê que a construtora, de Erechim, terá de entregar o projeto executivo da obra daqui a 45 dias e iniciar a reforma até o final de julho, concluindo os serviços até outubro. A reforma prevê a troca total do piso, a instalação de novos bancos e floreiras e a construção de uma rede subterrânea para os cabos de energia elétrica, telefonia e internet. Hoje, a fiação é aérea.

Segundo Pozzobom, essa obra foi possível porque a prefeitura conseguiu alterar o plano diretor em 2018. Nessa mudança, em vez de a prefeitura receber uma parte do terreno de novos condomínios para ser usada como área institucional, para instalação futura de creche, escola ou praça, a lei permitiu que o município abrisse mão dessa área e cobrasse outra medida de compensação.

Santa Maria Destaques 2019 recebe votos até a próxima terça-feira

- O que mais me indignava em Santa Maria era a burocracia, e conseguimos mudar isso no plano diretor. Se não preciso, não quero mais receber terrenos para áreas institucionais espalhadas pela cidade, que depois acabam sendo invadidas ou ficam com sujeira. Desses grandes empreendimentos que estão investindo na cidade, estamos vendo o que conseguimos pedir de medidas de compensação, para que o município possa decidir o que é mais importante fazer para resolver problemas da cidade. E com a vantagem que podemos fazer a reforma do Calçadão sem precisar fazer licitação, o que levaria muito tempo, e a empresa privada sabe fazer melhor a obra - disse Pozzobom.

O Sindilojas e a CDL vão formar uma comissão para acompanhar o andamento da reforma do Calçadão para tentar amenizar os impactos para as lojas.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190