valorização

Projeto incentiva que restaurantes locais comprem produtos produzidos em Santa Maria

Colunista Deni Zolin fala sobre o projeto de prefeitura, Sebrae e UFSM

Foto: Foto: João Alves, Prefeitura/ Divulgação


Foto: João Alves, Prefeitura/ Divulgação

Na semana passada, o Diário informou em primeira mão os planos da prefeitura, Sebrae e UFSM de aproximar produtores rurais e restaurantes de Santa Maria, para que aumente a compra de hortigranjeiros e outros produtos cultivados aqui na cidade. Pois ontem, ocorreu a primeira reunião. Representantes de restaurantes, lancherias, pastelarias e outros locais atenderam ao chamado e compareceram ao bar Cusco Baio, onde ocorreu o encontro.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a prefeitura quer criar um portfólio dos produtores rurais do município, colocando-os em contato com os estabelecimentos para que forneçam os produtos, como verduras, frutas, e demais alimentos produzidos pelos agricultores. 

Região registra quatro assassinatos no final de semana

Na reunião, a professora do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Janaína Balk Brandão, falou aos empresários sobre o tema "Fortalecimento do abastecimento local de alimentos no Município de Santa Maria: os mercados de proximidade como estratégias de desenvolvimento".

Realmente, faz total sentido promover esse tipo de aproximação, pois se há fornecedores de boa qualidade na cidade, não há porque comprar produtos vindos da Ceasa e de outras regiões e outros Estados. Por viajarem menos tempo, os hortigranjeiros produzidos aqui podem ter algumas vantagens, como serem mais frescos e até mais baratos - devido aos custos menores de frete.

O desafio será fazer esse tipo de parceria avançar e se concretizar na prática. Os restaurantes convidados têm uma produção estimada de 5 mil refeições por dia, que consomem um volume expressivo de produtos. Comprar aqui tem outro efeito positivo: o dinheiro volta a circular na própria cidade e gera mais consumo e empregos, em vez de mandar tudo isso para outras cidades ou regiões.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190