economia

Procon destaca cuidados antes de contratar serviços de férias

Confira

Da redação
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Sair de férias sempre gera a expectativa de momentos de lazer, descanso e felicidade. Nesta hora, alguns consumidores optam por contratar agências de viagens. Outros, no entanto, contratam diretamente serviços de deslocamento, hospedagem e passeios. Para que não haja problemas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor destaca alguns cuidados que considera importantes antes de viajar.

Agência de inovação da UFSM divulga curso a distância de graça sobre propriedade intelectual

CONFIRA

- Contrate uma empresa com tradição no mercado. Solicite informações junto a amigos e parentes que já tenham utilizado o serviço do estabelecimento ou entre em contato com o Procon de sua cidade e órgãos de Defesa do Consumidor para saber se há reclamações contra a companhia.

- Verifique se a empresa possui cadastro na Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

- Solicite por escrito, no contrato, qual o período da viagem, quantas diárias estão contratadas, qual a localização do hotel/pousada/hostel, tipo da hospedagem, traslado, meios de transporte utilizados, tipo de quarto (duplo, single), se as refeições estão inclusas e quais serviços devem ser pagos à parte e de que forma.

- Certifique-se que a agência de viagens tem um responsável no local de destino para resolver eventuais problemas. Fique atento, pois todos esses itens devem estar bem claros no contrato.

- Faça as reservas e exija um comprovante. Em caso de desistência, avise o estabelecimento com antecedência - alguns locais cobram multa em caso de desistência da reserva sem aviso prévio.

- É recomendável levar os comprovantes quando chegar ao hotel, pois se este não proporcionar o que foi prometido, o consumidor terá o direito de pedir um abatimento no preço. Se ao chegar não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria.

*Com informações do Governo do Estado


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190