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Prefeitura já arrecadou 51% dos valores referentes ao IPTU

Vencimento da primeira parcelas e da cota única aconteceu na última quarta-feira

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Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) 

A prefeitura de Santa Maria já arrecadou 51% do total previsto do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. O valor supera R$ 33,1 milhões e, segundo o Executivo, representa R$ 3,7 milhões a mais nos cofres públicos do que o valor que foi atingido na mesma etapa no ano passado. A última quarta-feira foi a data limite para o pagamento do imposto em cota única, que ofereceu desconto de até 20%. A data também marcou o vencimento da primeira parcela do IPTU.

- O arrecadado foi muito bom e um pouco acima do que esperávamos. Com a situação da pandemia, estamos com os atendimentos pessoais restritos, mas, fizemos cerca de 200 atendimentos diários aos contribuintes - afirma o secretário de Finanças do município, Mateus Frozza.

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A variação do imposto neste ano foi de 3,92%. O cálculo é embasado no acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A expectativa de arrecadação da prefeitura é de R$ 60 milhões, o que corresponde a 7% da receita. O não pagamento acarreta na inscrição do contribuinte na Dívida Ativa e, após, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

SEGUNDA PARCELA

A segunda parcela do IPTU vence no dia 10 de fevereiro. Devido à pandemia de coronavírus, o atendimento presencial é restrito na Prefeitura. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido o carnê, é possível fazer a emissão online pelo site

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A recomendação da prefeitura aos contribuintes que têm dúvidas sobre o pagamento do IPTU é fazer contato pelos telefones (55) 3921-7078 e (55) 3921-7209. Também é possível enviar e-mail para os endereços eletrônicos [email protected] ou [email protected] com as dúvidas e o número do cadastro do imóvel.

Mais informações

  • Se o contribuinte não recebeu a guia pelos Correios, deve fazer a emissão no site da Prefeitura. Basta inserir o número do cadastro do imóvel
  • Caso a pessoa não tenha esse número, deve solicitar a guia por telefone ou e-mail: (55) 3921-7078, (55) 3921-7209, [email protected] ou [email protected] Basta informar o número do CPF ou o nome do proprietário do imóvel
  • A guia, então, será enviada por e-mail ou o cidadão poderá fazer a retirada do impresso na sede do Centro Administrativo, após contato por telefone ou e-mail
  • Em caso estritamente necessário, o atendimento presencial se dará na entrada lateral da sede do Centro Administrativo, pela Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia



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