consumo represado

Lojistas projetam crescimento na comercialização para Dia dos Pais

Dia das Mães, em maio, já registrou crescimento nas vendas se comparado ao ano passado

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) 

Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019. De acordo com a avaliação realizada pela assessoria econômica da Fecomércio-RS, a perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário, que acontece diante do retorno gradual da circulação ao passo que a vacinação avança e as restrições diminuem, com suporte do crédito e da retomada do mercado de trabalho formal.

Santa Maria deve ter mínima de 0ºC e chance de geada nesta segunda-feira

 Roupas, calçados e acessórios, os itens que tipicamente são mais procurados para presentear nas datas comemorativas, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Além de roupas e acessórios, com destaque para artigos esportivos e para o frio, também devem movimentar as vendas itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

O presidente do Sindilojas Santa Maria, Ademir José da Costa, relata que os lojistas estão otimistas com a data. Segundo ele, o Dia das Mães, deste ano, já superou as expectativas. O consumo represado pela população e a maior confiança do consumidor em frequentar lojas em função do avanço da vacinação na cidade são elencados como pontos fundamentais para a retomada.

- O que temos percebido é que as pessoas estão circulando mais nas lojas, com uma maior confiança. Mais de 50% da população adulta já está vacinada com ao menos uma dose em Santa Maria. Essa confiança faz com que as pessoas voltem a circular e olhar os produtos. Os lojistas estão bastante otimistas - destaca o dirigente.

VÍDEO: de Caçapava do Sul para as pistas de Tóquio: corredor é esperança de medalha

 No entanto, embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior do consumo encontra barreiras em um consumidor que, mesmo com confiança em recuperação, ainda segue cauteloso, sobretudo as famílias com renda menor que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo.

NO DOMINGO 

Com a maioria das lojas abertas, os shoppings registraram intenso movimento. No Royal Plaza, clientes aproveitaram o domingo para passear a fazer compras. Todas as pessoas usavam máscaras e, na praça de alimentação, respeitavam o distanciamento entre as mesas. 







fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190