contatos Assine
vinda da Havan

Lojistas de Santa Maria vão ter liberdade de abrir ou não nos feriados

14 Março 2019 08:00:00

Colunista Deni Zolin fala sobre o impasse sobre a vinda da Havan

Deni Zolin
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Depois do pré-acordo entre as direções dos sindicatos dos Lojistas (Sindilojas) e dos Comerciários para a abertura do comércio em 10 feriados do ano, a proposta precisa passar pelas assembleias. A do Sindilojas será às 9h de segunda-feira, na sede da entidade. A dos comerciários, segundo Rogério Reis, presidente da entidade, será chamada só após a votação dos lojistas. Nas votações, tudo pode acontecer, mas cresce a possibilidade de aprovação da proposta.

Os dois sindicatos não divulgam detalhes das propostas para não atrapalhar nas votações. Segundo o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, ficou definida a criação de grupo de cinco feriados (que caem às sextas, sábados e domingos) em que o prêmio ao funcionário será maior que os R$ 65 pagos em 2018 - por ter maior movimento, os comerciários ganhariam mais em comissões por vendas. Além disso, foi previsto outro grupo com cinco feriados em que o valor do prêmio será bem abaixo dos R$ 150 pedidos no ano passado. Só deve ficar proibida a abertura no Natal, Ano Novo, Páscoa e 1º de Maio.

Nenhuma das entidades divulgou as datas exatas, mas devem estar no primeiro grupo dos cinco feriados os seguintes dias: 20 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 8 de dezembro.

"Vai dar tudo certo e vamos soltar foguetes", diz dono da Havan sobre abertura de loja

Se isso for aprovado, outro ponto importante é que os lojistas terão total liberdade para escolher em quais feriados pretendem abrir e em quais irão fechar. Não será obrigado abrir em todos os feriados ou nos feriados de determinado grupo. A escolha será totalmente livre. Também será pedida a compreensão dos shoppings para que não apliquem multa às lojas que não abrirem em feriados.

- É importante ressaltar que essa discussão não começou em função da Havan. Há anos, viemos lutando pela abertura do comércio nos feriados, pois no domingo já dava para abrir. No ano passado, tivemos o primeiro avanço, com a abertura em cinco feriados. Nosso foco é lutar pela liberdade de empreender, que tenha essa facilidade de as pessoas se estabelecerem aqui em Santa Maria. Na negociação, estamos pensando em todas as lojas de Santa Maria e nas 300 lojas de shoppings, e isso vai acabar beneficiando também a Havan - afirmou o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.

A Havan deve confirmar a construção da loja na cidade em breve.

AÇÕES PARA ATRAIR CLIENTES DA REGIÃO
Além disso, Costa diz que, em breve, deve ser apresentado um plano para incentivar a abertura de todo comércio em domingos e feriados, e não só das lojas de shoppings. Ela acredita que, a partir de agora, mais lojas de rua devem passar a trabalhar tanto nos feriados quanto nos domingos, já que haverá a abertura em mais datas, e o cliente da cidade e da região saberá que encontrará o comércio aberto.

- Essa é a intenção, de se criar a cultura de todo mundo abrir, para atrair gente de Santa Maria e também de fora - afirmou Costa.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190