comércio

Lojas de Santa Maria voltam ao horário reduzido

Semana que antecedeu Dia dos Pais permitiu que comércio pudesse abrir uma hora mais cedo

18.404
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Após uma semana operando em horário ampliado em função das compras para o Dia dos Pais, o comércio de Santa Maria voltou a funcionar durante seis horas - de segunda a sexta entre 11h às 17h, e sábados das 9h às 15h. Já os shoppings podem abrir do meio-dia às 20h, mas as lojas só podem funcionar por seis horas dentro desse intervalo.

Na manhã de desta segunda-feira, uma reunião na prefeitura avaliou o comportamento da população durante a semana com horário estendido. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, até sexta, o Executivo deve definir quais os horários que serão adotados a partir da próxima semana, ou se eles se manterão iguais:

- O objetivo foi avaliar o horário. Vimos, realmente, que as pessoas foram mais para as ruas, o que já era esperado. Fizemos um teste para ver como se comportava. Temos que aprender a conviver com a pandemia e gerenciar, fazendo ajustes finos para mantermos o máximo de atividades econômicas abertas.

UFSM define data para começo do segundo semestre

O próximo passo é fazer um ajuste com as empresas de ônibus para tentar viabilizar que, em um possível aumento de horário de funcionamento das lojas, não haja aglomeração nas paradas de ônibus.

- Ficamos com a missão de organizar o sistema de transporte público para mantermos essa hora a mais. Enquanto não tivermos garantia de algumas estratégias, mantemos esse horário - salienta Falk.

O presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Maffini, afirma que os ônibus estão respeitando a ocupação máxima prevista por decreto - todos os passageiros sentados e mais 10 de pé. Ele pede para que a população utilize o aplicativo Urmob para verificar, em tempo real, qual a localização do ônibus. Assim, é possível ir para a parada pouco antes de o coletivo passar, evitando aglomerações nos pontos de embarque.

Travessia Urbana deve ter novos trechos prontos este ano

- Precisamos identificar onde possamos fazer algum ajuste em determinado horário para fazer um atendimento melhor. O que acontece, em alguns dias, é que muita gente se concentra no paradão, por exemplo, que concentra muitas linhas para diversos bairros na cidade - salienta, ao afirmar que 95 dos 214 veículos do sistema estão em operação.

AVALIAÇÃO

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, diz que as lojas registraram um aumento nas vendas no período que antecedeu o Dia dos Pais.

- O movimento foi bem favorável. Vimos muita circulação de pessoas nas ruas. Conversei com alguns lojistas do segmento de presentes e eles tiveram um aumento bem significativo. No geral, foi uma semana muito produtiva - frisa.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190