de volta

Em menos de três horas, 300 quilos de pescado foram vendidos no Caminhão do Peixe

Clientes puderam escolher entre os peixes carpas-capim, prateadas, cabeça-grande e húngara

18.404
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Antes das 10h, vendedores explicaram aos clientes que estoque já tinha chegado ao fim

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário) 
Antes das 10h, vendedores explicaram aos clientes que estoque já tinha chegado ao fim

Em menos de três horas, cerca de 300 quilos de pescado foram comercializados no retorno do Caminhão do Peixe em Santa Maria. O início das vendas aconteceu às 7h30min, na Praça dos Bombeiros, e, antes mesmo das 10h, não havia mais estoque do produto. A próxima edição será na próxima sexta-feira, no mesmo local.

Os clientes puderam escolher entre os peixes carpas-capim, prateadas, cabeça-grande e húngara e tiveram a opção de levar o pescado inteiro, em fatias ou em filés.

PESQUISA: preço da gasolina varia até 17 centavos em Santa Maria

O funcionário público aposentado Reinaldo Grillo, 62 anos, garantiu o último peixe do estoque. Ele optou por levar uma carpa-capim inteira para casa.

- Achei que ainda tinha metade do caminhão, mas quando cheguei aqui era o último. Queria ter comprado traíra, mas a carpa também é um peixe saudável. Achei um preço um pouco alto, porém dentro da média - relata.

Já quem estava vendendo não escondia a felicidade por tamanha procura no primeiro dia. O agricultor Gilmar Rodrigues, 35 anos, do Grupo de Piscicultores da Região Oeste de Santa Maria, conta que as vendas superaram a expectativa.

- Foi muito bom. Antes das 10h30min já estávamos sem produto. Superou, e muito, o que esperávamos. Trabalhamos, em média, com o filé por R$ 28,80 e as carpas por R$ 19 - explica o produtor.

O superintendente de assistência técnica da secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini explica que a expectativa era de que o caminhão ficasse na praça até por volta das 13h. Entretanto, ele afirma que em dias de procura normal, o estoque que foi levado é suficiente para abastecer os clientes:

- Superada a expectativa. Claro que foi o relançamento do Caminhão do Peixe, então havia essa expectativa grande. Em dias normais, deve ser o suficiente para abastecer quem vem até aqui.

Confira horários do comércio e serviços no feriado de Carnaval em Santa Maria

IMPASSE
O retorno das vendas colocou fim a uma série de entraves, que inviabilizaram a comercialização do pescado até agora. Primeiro, o único frigorífico autorizado pelo município para realizar o abate de peixes fechou as portas. Depois, não se tinha conhecimento sobre o paradeiro do documento de licenciamento do veículo, que estava em Brasília.Por fim, parado por tanto tempo, o caminhão, que foi repassado ao município em 2011 pelo extinto Ministério da Pesca, apresentou problemas mecânicos.

Com os entraves resolvidos e um novo abatedouro credenciado pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no distrito de Boca do Monte, o caminhão, enfim, voltou a circular.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190