santa maria

Com horário ampliado, comércio se prepara para o Dia dos Pais

Segundo entidade, lojas estão vendendo de 30% a 40% do que comercializavam antes da pandemia

18.404
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário) 

Às vésperas do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, lojistas de Santa Maria preparam promoções para tentar atrair clientes e reaquecer o setor durante a pandemia. Atualmente, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, o setor vende de 30% a 40% do que era comercializado antes de março, que marcou o início das medidas de isolamento e distanciamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. Para tentar melhorar o atendimento, o horário do comércio será ampliado a partir desta segunda-feira. 

A presidente da CDL, Marli Rigo, destaca que, tradicionalmente, o Dia dos Pais não é uma data que movimente o comércio como o Dia das Mães ou o Natal, por exemplo. Para ela, neste ano, vai haver uma ressignificação dos valores dos presentes que serão comprados.

Com aulas por vídeo e lives, artistas precisam se reinventar durante a pandemia

- Em meio à pandemia, as necessidades mudaram e os valores de consumo também mudaram. A gente está notando que as pessoas perceberam que podem sobreviver com menos consumo do que se tinha antes. Percebemos que os pequenos consumos estão tendo o mesmo valor dos grandes presentes - observa Marli Rigo.

A opinião da dirigente é reforçada nas ruas. O operador de grua Gelson Rodrigues, 42 anos, diz que vai comprar uma lembrança, mas que não pretende gastar muito:

- Tem muita importância. Ele nunca esquece da gente e também não dá para esquecer dele. Não vai ser coisa grande, mas vou comprar algo.

Sobre a expectativa para as vendas, Marli relata que a entidade não espera um aumento considerável do movimento que já vem sendo registrado nas últimas semanas.

- Não temos estatísticas, mas a gente quer, ao menos, manter a crescente que vem sendo registrada - relata a presidente da CDL.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

Comércio de rua

  • Segunda a sexta-feira - 10h às 17h
  • Sábado - 9h às 17h

Shoppings

  • Hoje a sexta-feira - Poderão abrir em turno de sete horas, dentro do intervalo entre meio-dia e 20h
  • Sábado - Meio-dia às 20h

RETOMADA
Os shoppings da cidade comemoraram o aumento do movimento, mesmo que tímido, ao longo dos últimos meses. Tanto o Royal Plaza Shopping quanto o Santa Maria Shopping, por exemplo, receberam novas lojas apesar da pandemia.

- Fechamos sete contratos. Em uma época dessas é um resultado extremamente positivo. Isso gera renda e também empregos. O movimento vem em uma crescente ao longo dos últimos meses. Acredito que o Dia dos Pais vai movimentar o setor, mas não muito - avalia o superintendente do Royal, Ruy Giffone.

Já o Santa Maria Shopping, no Calçadão, deverá receber duas novas lojas a partir da semana que vem.

- Uma na segunda e outra na terça-feira. O movimento está melhorando aos poucos. Cada dia tem sido um pouco melhor que o outro. Ainda continuamos com o desconto no aluguel e estamos conseguindo manter uma redução de, em média, 30% do valor do condomínio - salienta a superintendente do shopping, Oneide Serro.  



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190