novo decreto

Comércio passa a ter horário diferente na semana que antecede Dia dos Pais

Decreto aumentou funcionamento em 1 hora de segunda a sexta e 2 horas no sábado

18.404

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Em meio à expectativa para a chegada do Dia dos Pais, a prefeitura vai ampliar o horário do funcionamento do comércio na cidade. Os lojistas e os consumidores irão ganhar mais uma hora com as portas abertas durante esta semana e mais duas horas no sábado.

Até sexta-feira, as lojas de rua vão poder abrir das 10h às 17h e, no sábado que antecede o Dia dos Pais, das 9h às 17h. Já os shoppings vão poder operar das 12h às 20h, ficando abertos durante sete horas até sexta e oito horas no sábado.

VÍDEO: Santa Maria é a terceira cidade com mais destinações do Imposto Solidário no RS

O decreto foi publicado no fim da tarde deste domingo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, ressalta que se trata de uma experiência para uma ampliação gradual do funcionamento das atividades econômicas na cidade em meio à pandemia:

- Existe um motivo que é a expectativa do aumento das compras em função do Dia dos Pais. A ideia é dilatar o horário para diminuir a aglomeração. É uma experiência para ver como se comporta, até porque não sabemos quanto tempo vai durar essa crise. Obrigatoriamente, temos que aprender a ir convivendo com ela - diz Falk, sem confirmar se, a partir da próxima semana, o horário será mantido.

A ampliação de horário atende em parte a um pedido do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). No documento enviado ao Executivo a entidade solicitava que as lojas pudessem abrir de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e no sábado das 9h às 17h. Já para os shoppings, o pedido era para que funcionassem das 11h às 20h.

Segundo o documento, "o pedido se dá em função da possibilidade de aumento da procura pelos estabelecimentos comerciais na data, o que acarretaria no acúmulo de pessoas no interior das lojas, shoppings, centros comerciais, e até mesmo nas ruas e transporte coletivo".

- A gente recebe isso com otimismo, porque piro seria se a gente tivesse que apertar mais o horário, por exemplo. É uma luta que Santa Maria está tendo e o poder público está compreendendo essa necessidade. Isso nos ajuda bastante e é para todos nós continuarmos com os cuidados para podermos pleitear, nas próximas semanas, para continuar com a flexibilização - relata Marli Rigo, presidente da CDL Santa Maria

OS HORÁRIOS

Comércio de rua

  • Segunda a sexta-feira - 10h às 17h
  • Sábado - 9h às 17h

Shoppings

  • Hoje a sexta-feira - Poderão abrir em turno de sete horas, dentro do intervalo entre meio-dia e 20h
  • Sábado - Meio-dia às 20h


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190