efeitos da pandemia

Alta do dólar reflete no preço dos itens de alimentação

Consequências do coronavírus e alta no dólar devem elevar o preço de produtos dos supermercados em Santa Maria

18.404
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) 

As consequências da pandemia do novo coronavírus não ficam restritas à saúde da população, Com a alta expressiva do dólar, que acabou a quinta-feira cotado a R$ 5,38 devido à instabilidade do mercado internacional, em poucas semanas, o preço de alguns produtos deve sofrer uma alta que varia entre 30% a 40% nos supermercados de Santa Maria. 

- Como as empresas possuem estoque, vai se vendendo no preço antigo. Mas, quando entrar produtos novos, os preços vão subir - avalia o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Eduardo Stangherlin. 

Devido ao dólar, as principais altas devem ocorrer no preço dos produtos de limpeza, leite, arroz e farinha de trigo, Embora muitos deles sejam produzidos no país, a matéria-prima para a produção da embalagem é comprada pelas empresas em dólar, o que afeta diretamente no preço praticado ao consumidor. 

12 agências da Caixa estarão abertas na Região Central neste sábado

CARNES 
Outro produto que deve sofrer elevação é a carne, principalmente a de aves e suína. A elevação decorre de dois fatores: o primeiro é a diminuição do abate de animais em frigoríficos devido à pandemia e medidas de isolamento social. Com menos oferta no mercado, a tendência é de suba nos preços. 

O segundo fator é justamente a alta da moeda americana, o que acaba por favorecer a exportação de carnes de frigoríficos autorizados. Com isso, o mercado interno fica, ainda mais, desabastecido.

- Este é outro problema. As empresas vão preferir exportar porque acaba valendo mais a pena. São dois motivos bem fortes que vão afetar a alta dos produtos - finaliza Stangherlin.

Santa Maria receberá mais 3 mil testes rápidos

A ELEVAÇÃO DOS PREÇOS

Confira os principais produtos que devem ficar mais caros devido à pandemia do novo coronavírus e a valorização do dólar

  • Arroz 
  • Farinha 
  • Pão francês 
  • Queijo 
  • Produtos de limpeza 
  • Perfumaria 
  • Vinhos e demais itens importados
  • Carne suína e de aves 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190