
Nos primeiros quatro meses de 2022, a Central de Regulação Compartilhada (CRC) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Santa Maria, atendeu 82% das chamadas realizadas no município. Em 2021, o percentual era de 63%. Os dados fazem parte de um levantamento cedido pelo Instituto Masper, que gestiona o serviço desde 2016.
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CHAMADOS
Desde 11 de novembro de 2019, Santa Maria conta com uma CRC do Samu, com horário de funcionamento das 7h às 19h, dividindo as regulações de ligações para o serviço com a CRC Estadual, em 12 horas de atendimento para cada.
Em 2021, as Centrais de Regulação Municipal e Estadual atenderam, ao todo, 11.391 chamados. Deste quantitativo, 7.152 foram acolhidos pela CRC de Santa Maria, o que equivale a 63%, e 4.239 pela CRC Estadual, ou seja, 37% do total. Assim como os números, os horários mudam em 2022.
Em janeiro deste ano, a Central de Regulação Compartilhada em Santa Maria teve o horário ampliado, passando a funcionar das 7h à 1h. Nas 18 horas de atendimento, até abril, foram reguladas 3.700 ligações na sede local. Já a Central de Regulação Estadual, que mantem o atendimento nas seis horas restantes, atendeu 815. Ao todo, foram recebidos 4.515 chamados.
ANÁLISE
Conforme o coordenador administrativo do Samu, em Santa Maria, Nilvo da Rosa, a presença de um médico regulador na central municipal tem agilizado o atendimento aos chamados, possibilitando, entre diversos pontos, que as ambulâncias estejam à disposição da população em um menor espaço de tempo.
–As pessoas antes ficavam vários minutos, aguardando para serem atendidas pelo médico, que iria decidir por enviar ou não a ambulância para atendimento. Hoje, esse tempo de espera é mínimo e em alguns casos, demora segundos – afirma.
Rosa ainda cita a oportunidade de trabalhar com médicos do município, que conhecem a realidade e a necessidade de liberação das equipes, como um dos fatores para garantir melhor assistência a quem precisa e atender o maior número de pacientes.
CONFIRA OS NÚMEROS:
2021 – 11.391 atendimentos
CRC Santa Maria
- 1º quadrimestre – 2.289
- 2º quadrimestre – 2.483
- 3º quadrimestre – 2.380
- Total de chamadas reguladas – 7.152 (63%)
CRC Estadual
- 1º quadrimestre – 1.418
- 2º quadrimestre – 1.394
- 3º quadrimestre – 1.427
- Total de chamadas reguladas – 4.239 (37%)
2022 – 4.515 atendimentos
CRC Santa Maria
- Janeiro – 794
- Fevereiro – 960
- Março – 1.006
- Abril – 940
- Total de chamadas reguladas – 3.700 (82%)
CRC Estadual
- Janeiro – 442
- Fevereiro – 114
- Março – 121
- Abril – 138
- Total de chamadas reguladas – 815 (18%)
por Arianne Lima – [email protected]