O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (Republicanos), esteve em Santa Maria na tarde desta quinta-feira (05). Na ocasião, Mourão participou de um evento realizado no Itaimbé Palace Hotel, onde palestrou para integrantes Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e demais empresários da cidade. Na sequência, também conversou com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro).
Mourão, que é pré-candidato ao Senado, chegou a Santa Maria no início da tarde. Por volta das 14h30min começou a manifestação aos empresários. A explanação durou cerca de uma hora.
A partir das 15h30m, o vice-presidente deu início a um diálogo com os prefeitos dos municípios da Região Central.
Para ele, foram feitos questionamentos quanto ao cenário econômico, estiagem e emendas parlamentares.
Vice-prefeita de Dilermando renuncia ao cargo
Ao final das agendas, respondeu às perguntas da imprensa. Quando questionado pelo Diário de Santa Maria sobre as reivindicações feitas pelos prefeitos, o vice-presidente não garantiu soluções, mas prometeu trabalhar em cima delas:
“Não é uma questão de garantia. Nós anotamos tudo e está a cargo da minha assessoria. Nós iremos aos diferentes ministérios para que os recursos que porventura estejam parados sejam distribuídos às prefeituras.”
O General também defendeu o municipalismo e reforçou a importância dos municípios, os quais chamou de “célula mater”. Além disso, falou sobre a questão econômica durante a pandemia e defendeu a reforma tributária:
“Nós precisamos fazer avançar essa reforma. Ela é um dos empecilhos para que o país aumente sua produtividade e, além disso, o sistema é complicado e cheio de burocracia.”

AVALIAÇÃO DA AMCENTRO
O presidente da AMCentro e prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego (MDB), definiu como positiva a conversa com o General. Segundo ele, houve uma troca de ideais e diálogo:
“Foram colocadas demandas sobre estiagem, emendas, pisos salariais, foram vários temas polêmicos que nós questionamos ao vice-presidente. Ele respondeu todas as perguntas. Foi uma reunião, uma troca de informações.”
Após a reunião, os integrantes da AMCentro redigiram uma carta com todas as demandas expressas pelos municípios que será avaliada pelo vice-presidente.
CONFLITOS COM O STF
Quando questionado sobre os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), proferidos por manifestantes no feriado de Dia do Trabalhador, Mourão disse se tratar de uma “liberdade de expressão”, mas salientou acreditar que “a maioria da população não deseja isso” (se referindo aos pedidos de fechamento do Supremo).
MDB de Santa Maria tem novo presidente
Já em relação as constantes tensões entre governo e STF e proximidade com o período eleitoral, o vice-presidente defendeu a harmonia entre os poderes:
“Essa questão eu considero pacificada. De vez em quando acontece, digamos assim, um espirro maior, mas cada um dos poderes está procurando trabalhar dentro das quatro linhas da constituição.”
ELEIÇÕES 2022
Ainda quanto ao processo eleitoral, Mourão apoiou a lisura na realização e contabilização dos votos:
“As medidas que forem tomadas no sentido de que o processo tenha toda a transparência possível e que o eleitor se sinta seguro sobre como o voto dele será realizado e computado, fortalecem a democracia”.
Ao fim da conversa, o vice-presidente seguiu viagem para Buenos Aires onde cumprirá agenda nesta sexta-feira.
Por Denzel Valiente, [email protected]