coluna zoom

Viva Santa Maria, abraço no teatro e movimento antirracista

Confira a coluna de Cassiano Cavalheiro na Revista Mix


Viva Santa Maria 
Maio foi um mês em que, apesar do isolamento social, a cultura de Santa Maria conseguiu respirar mais aliviada. A movimentação artística se deu, principalmente, por eventos promovidos pela prefeitura e por editais que estão sendo lançados para contemplar projetos virtuais. Além do Viva Santa Maria, que já foi maravilhoso e ocorreu na semana de aniversário da cidade, apresentando duas atrações por dia, direto do Theatro Treze de Maio, a prefeitura encerrou o mês com chave de ouro promovendo uma Virada Cultural Solidária.

Virada Cultural


Sim! Foram 24 horas de apresentações artísticas locais transmitidas pelas redes sociais do Executivo diretamente do palco centenário do Theatro Treze de Maio. Colegas da imprensa local, entre eles, a repórter Victória Debortoli, a diretora-adjunta do Diário, Fabiana Sparremberger, e o assistente de conteúdo Rafael Favero (ao lado, a partir da esq.), revezaram-se apresentando atrações artísticas, como a gravidinha Raquel Tombesi (acima) e a diva Deborah Rosa (abaixo). A atividade arrecadou cerca de 12 toneladas de alimentos para as famílias que precisam.

A Rainha do Viva Santa Maria


Os shows do Viva Santa Maria e da Virada Cultural foram maravilhosos e exaltaram os talentos locais. Mas teve uma artista que, se contar no relógio, provavelmente foi a que mais tempo esteve no palco de ambos os eventos. Versátil, ela cantou rock, soul, músicas do Abba, clássicos infantis dos anos 1980 e, ainda, participou do musical Jardim Cataventos. De quem estou falando? Da ídola Daiane Diniz. Sou fã desde piá (é que ela começou cedo, né, gente?). E é lindo ver como ela é multifacetada e o quanto ela evoluiu como artista. Uma cantora sem preconceitos musicais que canta de tudo, que estuda e aperfeiçoa o seu dom, mais e mais, e que, de forma muita justa, colhe, ano a ano, esse reconhecimento em forma de muitos trabalhos. Não é a toa que ela está no palco com as suas bandas, com projetos de teatro (do infantil ao natalino) e em outras apostas de diferentes gêneros musicais. Parabéns, Daiane! Já falei e repito: sou fã!

Viva Cultura 2020

Outro ponto positivo do mês passado, e que também divulgamos aqui, foi o Viva Cultura, edital que vai abraçar a 70 projetos virtuais de artistas da cidade. Conforme a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foram recebidas 219 inscrições, que concorrem ao investimento de R$ 100 mil. Para selecionar as propostas, a Comissão Julgadora vai analisar a originalidade e a relevância, o efeito multiplicador do projeto, entre outros aspectos. Destaque para os segmentos música (109), dança (32), teatro (26) e artes visuais (23) que tiveram o maior número de inscritos. Em breve, a prefeitura vai divulgar os selecionados.

Abraço ao Theatro

Todas as atrações do eventos culturais comemorativos aos 162 anos de Santa Maria foram transmitidas direto do palco centenário do nosso querido Theatro Treze de Maio que, em 26 de maio, celebrou 23 anos de reabertura. Para que a casa cultural nunca mais feche as portas, é preciso ajudar. Por isso, foi lançada a campanha de doações e captação de novos sócios. Para ajudar, basta doar qualquer quantia em dinheiro, fazer parte da Associação Amigos do Treze ou, ainda, comprar os itens da lojinha do Theatro. Lembrando que quem doar R$ 80 ou mais ganha esse livro lindão que conta a história desse templo da cultura local. Aliás, a campanha convidou a todos a tirar foto com o livro e postar nas redes. Ainda dá tempo, ajude o teatro, garante o seu livro e poste sua foto!

VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Não podia deixar de falar do movimento que ganhou força, na última semana, nas redes sociais, contra o racismo e ressaltando que vidas negras importam. Não se manifestar é concordar com o racismo. Precisamos ouvir o que a população negra tem a dizer. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190