luz, câmera, ação!

VÍDEO: em Caçapava do Sul, produções de cinema fomentam o turismo ecológico

Pelo menos quatro filmes e séries foram produzidos no município. A região das Guaritas é a mais procurada

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

Assistir a um filme é, muitas vezes, uma espécie de viagem sem sair da poltrona. Para os amantes do cinema, conhecer os cenários onde desenrolaram-se as histórias é uma experiência ainda mais especial. A exuberante paisagem da região das Guaritas, em Caçapava do Sul, onde já houve um ciclo de extração mineral, deu vida à cidades fictícias em três produções de TV e cinema.


O conjunto de rochas e vales formados há milhares de anos com a ação da chuva e vento pode ser visto a 50 km do município, passando por uma estrada de chão que dá acesso ao local. No total, cinco rochas compõe o cenário: as Pedras Abelha, Boi, Jerivá, Touro e Guarita, que é a rocha símbolo da região. As formações rochosas são consideradas uma das sete maravilhas do Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS:
Paisagens e construções históricas foram cenário para 12 filmes, séries e novelas
VÍDEO: há nove anos, uma comédia romântica mudava a rotina de Vale Vêneto


Foto: Renan Mattos (Diário)
Rosilda guarda um álbum com fotos e recortes de jornais da época das gravações

O silêncio da paisagem só é interrompido pela presença dos moradores e de animais. Conforme o presidente da Associação dos Moradores das Guaritas, Jorge Luiz Dias de Dias, há 30 associados, mas o número de moradores é maior. A vegetação é bem peculiar. Diferentemente do pampa e da mata atlântica, a região preserva um bioma semelhante à caatinga, com a presença de cactos.

- As Guaritas são um cenário natural para filmes. Por conhecer as trilhas, participei mostrando os locais para a produção, buscando objetos, fazendo essa interação entre equipe comunidade. Eu acredito muito no nosso potencial turístico e torço para que se desenvolva. Com esses filmes, a cidade foi muito divulgada - afirma a moradora Rosilda Teixeira Freitas, que guarda um álbum com recortes de jornais e fotos da época das gravações.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Jorge Luiz Dias de Dias auxiliou a produção na época das gravações da série Animal

O silêncio habitual da região, contudo, foi quebrado durante a gravação da série Animal, a produção mais recente rodada no local. O presidente da Associação lembra que muitas pessoas de fora vinham acompanhar as filmagens e tentar uma foto com atores globais como Edson Celulari e Cristiane Oliveira.

- Era um movimento muito grande. O produção chegou a bloquear várias ruas porque o assédio era grande, o que causou um certo problema para os moradores próximos. Mas foi muito legal, valoriza a região - destaca Dias.

Em 2007, a produção do filme Valsa para Bruno Stein construiu uma casa de madeira nas Guaritas para o cenário. Mais tarde, essa casa foi utilizada na série Animal e segue lá até hoje em estado de deterioração, já que não foi construída para ter durabilidade e não tem manutenção. Conforme os moradores, a casa já teve a fiação elétrica e objetos furtados.

A série Animal pode ser assistida aqui. O filme Valsa para Bruno Stein está disponível na plataforma Now. Anahy de las Misiones, também gravado em Caçapava, está disponível no YouTube. 


Foto: Renan Mattos (Diário)

FIGURAÇÃO LOCAL
Como de costume em produções cinematográficas, a comunidade foi convidada para participar na figuração. O atual secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Erni Santos Rocha, foi um dos moradores que entrou em cena.

- Esse trabalho de figuração acabou com o meu sonho de ser ator. A gente ficou das 8h até umas 17h gravando no sol. Passei todo esse tempo com uma taça de vinho na mão. Tivemos que repetir a cena diversas vezes e só depois disso tudo almoçamos um cacho de butiá. Foi bom para ver que a vida de artista não é tão fácil. Mas apesar disso foi muito legal - conta o secretário. 


Foto: Renan Mattos (Diário)

EMBATE DE GUERRA
Forte Dom Pedro 2º e o Vale dos Lanceiros, também em Caçapava do Sul, serviram de cenário para a gravação do filme Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas. No entorno do Forte, foi filmada uma cena dos atores Leonardo Machado e André Arteche. A história conta um pouco da história dos Maragatos e Chimangos.

O Forte fica localizado na região norte da cidade. As paredes de pedra e cal possuem a largura média de 1 metro e sua altura varia de 8 a 10 metros conforme sua colocação no nível do terreno. A finalidade principal da construção do Forte Dom Pedro II era defender o Rio Grande do Sul de invasores: no caso de um insucesso militar, aqui seria recolhido o Exército, fora do alcance da cavalaria inimiga.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190