O Ministério da Educação (MEC) realizou o pré-lançamento do aplicativo SouTec, criado para incentivar estudantes brasileiros a escolher um curso técnico que seja compatível com seus interesses. A iniciativa servirá de auxílio para os quase 12 milhões de estudantes do país, que estão no final do ensino fundamental (do 6° ao 9° ano). A feira Bett Brasil, realizada em São Paulo, foi o local escolhido para o anúncio.
O lançamento deve ocorrer também neste primeiro semestre de 2022. Perguntas sobre as preferências dos usuários serão disponibilizadas na ferramenta, que será responsável por avaliar interesses relacionados a atividades de trabalho. A partir das respostas, a ferramenta oferece um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional de cada um.
Segundo o MEC, a demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. Ainda de acordo com o Ministério, a ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se posicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida.
O aplicativo Jornada do Estudante também foi apresentado no evento. Ele servirá para unificar informações da trajetória dos estudantes, para que eles possam consultar os seus registros educacionais e documentos pertinentes à sua trajetória desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações. O MEC garante que o aplicativo servirá também como mecanismo de comunicação, para que os estudantes recebam novidades do governo federal voltadas à educação no dispositivo móvel.
Os aplicativos serão disponibilizados gratuitamente na loja do gov.br para as plataformas Android e IOS.
*Com Informações da Agência Brasil