gastronomia e viagem

Milão: Verdi, cientistas de Harvard e os arrepios

Colunista fala sobre o turismo em Milão, a capital da moda na Itália



"(...) Com todos vocês, eu posso compartilhar meus momentos mais felizes.
Tudo na vida
que não é prazer é tolice.
Vamos nos divertir
pois o deleite do amor é fugaz e rápido.
É como uma flor que desabrocha e morre
E já não podemos apreciá-la (...)".

Esse trecho pertence a umas das mais belas composições de Giuseppe Verdi, Libiamo, Libiamo Ne'lieti Calici ("Vamos beber, vamos beber de alegres cálices"). Interpretada na voz inesquecível de Luciano Pavarotti é de "causar arrepios".

Catedral de Milão

Cerca de metade da população mundial tem esse tipo de reação física à música e cientistas de Harvard descobriram a razão: o cérebro dessas pessoas possui conexões especiais que afetam como as canções são processadas. Os cientistas concluíram que a reação química que temos a uma música emocionante é parecida com o que sentimos em outras tarefas essenciais, como comer ou fazer sexo: uma injeção de dopamina que percorre o corpo. Por isso, o arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de "orgasmo na pele".

Acredito que viajar e conhecer novos lugares provoque também uma injeção de dopamina no corpo. Ficamos eufóricos, excitados e estimulados quando conhecemos um novo lugar, uma nova cidade, uma nova cultura, um novo país.

Milão causa essa sensação de excitação nos turistas.

Vista panorâmica do Terrazze del Duomo

É uma cidade que impressiona. É a capital da moda na Itália. Isso significa um mar de supermodelos, culturas de cafés, vida noturna, jantares e compras imperdíveis.

A lista de lugares turísticos que existe em Milão é enorme. Um local que não podemos deixar de visitar é o Teatro alla Scala de Milão. "É um ponto turístico em Milão imperdível para quem gosta de teatro. O lugar está na lista dos 10 melhores teatros de ópera do mundo. O Teatro alla Scala foi e é a casa de Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi. E por muitos é considerado o teatro de ópera mais famoso do mundo. Mesmo se não estiver passando nada, você pode fazer o tour por dentro do teatro e visitar o Museu Scala. Ele fica na região turística da cidade".


Outros locais em Milão impressionam:

Pinacoteca Ambrosiana de Milão

A Pinacoteca Ambrosiana é um ponto turístico importante de Milão porque tem uma das coleções históricas de livros mais completas e mais antigas do mundo.  

Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia

O Giardini Pubblici di Porta Venezia é o parque mais visitados pelos moradores de Milão e pouco conhecido pelos turistas. O parque fica na avenida Corso Venezia e era usado como entrada da família real da Áustria. O parque na verdade agora se chama Giardini Pubblici Indro Montanelli, mas os milaneses continuam chamando de Giardini Pubblici di Porta Venezia.

Igreja Santa Maria delle Grazie


A igreja Santa Maria delle Grazie se tornou um dos grandes pontos turísticos de Milão e da Itália não só por sua beleza, mas também porque é lá que está a obra da Última Ceia, obra-prima de Leonardo da Vinci.

Caro leitor, a próxima parada e última das indicações de viagem ao exterior é Amsterdã.  

Fonte: Superinteressante e Dicas da Itália


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190