covid-19

Idosos de 70 anos ou mais formam filas para receber segunda dose da vacina

Público que não compareceu em ação nesta quinta-feira deve se dirigir até a Policlínica José Erasmo Crossetti na próxima semana

Felipe Backes e Janaína Wille


Foto: Renan Mattos (Diário)
Salete Ferro, 72 anos, tomou a segunda dose da vacina no Colégio Marista

Moradora de Roraima há 20 anos, a gaúcha Salete Ferro, 72 anos, veio para Santa Maria em março de 2020 para um encontro de família. Só que logo depois, os voos foram cancelados e ela não conseguiu voltar para o Norte do país. A professora aposentada transformou Santa Maria em sua casa desde então e, agora, garantiu a imunização contra a Covid-19 na cidade que a acolheu durante a pandemia. Nesta quinta-feira, Salete foi até o Colégio Marista, no Centro, e fez a segunda dose da CoronaVac. 

- É uma alegria muito grande. Tenho consciência de que, para combater o vírus, a vacina é fundamental, junto com o isolamento e o uso de máscaras. Sou muito grata ao trabalho do SUS - afirma a professora aposentada.


Neste período em que ficou na cidade, Salete escreveu um livro autobiográfico "Sobrevoando Criando Asas e Raízes". O livro já foi lançado e está à venda na Livraria da Mente. Orgulhosa, ela trouxe um exemplar para mostrar aos profissionais envolvidos na vacinação.

- Foi um período de muita reflexão que resultou neste livro - conta.

No total, 12 locais de vacinação na cidade receberam os idosos com 70 anos ou mais para aplicação da segunda dose. Puderam se vacinar as pessoas que receberam a primeira dose no dia 24 de março. Ao todo, 6.576 idosos estavam aptos a receber a segunda dose da CoronaVac nesta ação. Desse total, 302 não compareceram. 

Com mais doses para segunda aplicação, expansão de grupos caiu em abril

Para quem não compareceu, a dose está garantida e armazenada pelo município. A vacina estará disponível na próxima segunda e terça-feira (dias 26 e 27), das 13h30min às 16h, na Policlínica José Erasmo Crossetti. É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento com foto. 

FILAS
Antes mesmo da abertura dos portões, às 8h, locais já registravam filas. No Colégio Marista Santa Maria, a fila repetiu o observado no dia 24 de março. Como a vacinação é para pedestres, os idosos ocuparam a calçada das ruas Floriano Peixoto, Coronel Niederauer e Serafim Valandro.


Foto: Renan Mattos (Diário)

A aposentada Celina Rosa, 72 anos, foi até o Marista fazer a segunda dose. Agora, ela tem um pouco mais de tranquilidade para cuidar e brincar com o neto.

- Eu cuido muito do meu netinho, quando o meu filho e a minha nora precisam de ajuda. Agora, tenho a condição de sentir que estou imunizada e tenho um pouco mais de segurança para encontrar a minha família, apesar de continuar seguindo todas as recomendações de cuidados - afirma Celina. 

No drive-thru do Shopping Praça Nova, os carros começaram a chegar ainda na noite de quarta-feira, como tem sido costumeiro. 


Foto: Renan Mattos (Diário)

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na sexta

FINAL DE SEMANA
No sábado, também recebem a segunda dose profissionais liberais da saúde que foram imunizados no dia 27 de março. Estarão disponíveis dois locais: o drive-thru do Shopping Praça Nova, para quem recebeu a 1ª dose no Parque da Medianeira, e o Colégio Marista Santa Maria, no Centro. Ambos os pontos de vacinação estarão abertos das 8h ao meio-dia.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190