pandemia

Hospitais de Santa Maria já têm planejamento para agir em caso de colapso no sistema

Reunião definiu estratégias para otimizar atendimentos. Em outra frente, prefeitura já articula planejamento para vacinação em 2021

18.398
Foto: Foto: Hospital de Caridade (Divulgação)

Foto: Hospital de Caridade (Divulgação)

O cenário do coronavírus em Santa Maria levou as direções de cinco hospitais privados da cidade a uma reunião para discutir e planejar ações frente a um possível colapso. Na última semana, todos os leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 estavam ocupados na cidade. A situação piorou com a ocupação em alta de leitos de UTI comuns. 

- Isso nos gerou um grande problema, porque, às vezes, tem pacientes que estão na UTI Covid, já não são mais contaminantes e podem ser transferidos para outro leito, com segurança. Porém, não podíamos nem fazer isso - conta o diretor técnico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Luiz Gustavo Thomé.

Santa-mariense reduz intenção de compra de Natal e prevê gastar menos

Segundo o diretor técnico do Hospital São Francisco de Assis, Daniel Barros, ficou acertado que, em uma situação emergencial, o São Francisco cederá cinco leitos não Covid para transferência de pacientes do Caridade. 

- Hoje, temos 10 leitos de UTI no hospital. Podemos receber pacientes que não têm coronavírus, se necessário - afirma.

VÍDEO: Santa Maria terá 'castramóvel' em 2021

Além de leitos, o auxílio dos hospitais também pode se dar de outras formas, como leitos clínicos e atendimentos ambulatoriais. Thomé defende também que não há como exigir atendimentos de UTI em hospitais que não têm condições de suportá-los:

- Cada hospital pode contribuir, mas sempre respeitando que tem hospitais que não tem estrutura para atender o paciente com Covid. Temos, praticamente, uma média de 100 pacientes por dia. Na terça, foram 109. Na segunda, 134. É um número extremamente elevado e que nos coloca em um problema de qualidade de atendimento para os pacientes, que estão angustiados.

Para ampliar a quantidade de UTIs, são necessários equipamentos como respiradores - o Hospital de Caridade tem à disposição 10 desses itens que serviriam para transformar leitos clínicos em UTI. Aliado à estrutura física, é necessário reforçar a equipe de profissionais. O Caridade já contratou 20 novos funcionários e deve ampliar esse número.

As direções do Hospital da Unimed, do Hospital Geral do Exército (HGeSM) e do Hospital da Brigada Militar (HBM/SM) também participaram da reunião. 

Foto: Hospital Regional (Divulgação)

NO REGIONAL
O Hospital Regional de Santa Maria já conta com 10 novos leitos de UTI. Na terça-feira, os equipamentos como monitores, respiradores e bombas de infusão e camas hospitalares chegaram até o complexo, localizado na região oeste da cidade.

O anúncio já havia sido feito pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, no último dia 8, diante do aumento preocupante no número de hospitalizações em todo o Rio Grande do Sul. Com isso, o Regional passará a contar com 30 leitos de UTI e 40 leitos clínicos voltados exclusivamente ao enfrentamento da Covid-19.

10 MIL CASOS 
Santa Maria ultrapassou a marca de 10 mil casos confirmados de coronavírus, e chegou a ter, na quarta-feira, 1.030 casos considerados ativos, que são pacientes que ainda podem transmitir a doença.O médico epidemiologista da Vigilância em Saúde Marcos Lobato explica que é o índice mais alto já registrado no município desde o início da pandemia. Com isso, o percentual de recuperados na cidade é de 88,6%.

PARA 2021
Com a apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a Covid-19 pelo governo federal, a prefeitura de Santa Maria definiu os primeiros detalhes de como será a imunização na cidade. O método será o mesmo utilizado na vacinação contra o H1N1, em 2010, e que, no entendimento do Executivo, evita aglomerações. Ficou definido que a imunização ocorrerá em três turnos por dia: manhã, tarde e noite. 

*Colaboraram Janaína Wille e Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190