
Lenon de Paula
Especial
Um importante passo para promover a cultura dos veículos elétricos no Estado foi dado ontem. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do projeto Rota Elétrica Mercosul, recebeu um carro elétrico Audi E-tron Sportback. O esportivo de luxo foi entregue à tarde no campus.
Com 400 cavalos de potência, autonomia máxima de 420 km e velocidade de até 200 km/h, o carro possui uma tecnologia de coleta e armazenamento de diversos dados sobre o deslocamento por meio de um aplicativo da própria fabricante alemã. Essa tecnologia foi um ponto importante para a escolha do modelo pela coordenadora do projeto, a professora da UFSM Alzemira Abaide
– O projeto exige um banco de dados para fomentar a pesquisa dos próximos dois anos, e a maioria dos carros elétricos informa os dados em tempo real, mas não armazena. Esse veículo foi o escolhido por contar com um aplicativo que armazena os dados que precisamos – explica.

O carro será utilizado para estudo e mapeamento nas estradas gaúchas. Sua principal função será a coleta de dados sobre o consumo e a eficiência energética de um veículo elétrico em diversos trechos, bem como registrar os fatores que podem influenciar na performance e na autonomia do veículo, como o relevo e as condições da estrada.
Dessa forma, será possível estabelecer uma cartografia completa sobre a eletromobilidade no Rio Grande do Sul e construir uma base de dados que concretizem o projeto Rede Elétrica Mercosul.
Empresa apresenta proposta para executar última etapa da obra do Calçadão
O modelo que será usado nas pesquisas é encontrado no mercado brasileiro a partir de R$ 625 mil. Como vai ser utilizado para fins de pesquisa, a concessionária onde o veículo foi comprado abriu mão de parte da própria comissão, possibilitando a redução do valor.
– A importância de atendermos esse projeto é imensa. A partir disso, a concessionária reduziu um percentual da comissão para conseguir atender ao projeto – explica a executiva de vendas da Audi, Catiani Castilhos, que esteve na UFSM para a entrega do veículo.
A aquisição do carro foi financiada por verba da CEEE Equatorial, vinculada ao edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destinado ao fomento de iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.
A ROTA
O projeto de pesquisa e desenvolvimento Rota Elétrica Mercosul, da Aneel, teve início com o Grupo CEEE e a UFSM, e hoje conta com o financiamento da Equatorial Energia. A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) é a gestora da execução do projeto.
O objetivo é a implementação do primeiro corredor para abastecimento rápido para veículos elétricos do Rio Grande do Sul ao longo de 905 km de rodovias. Isso possibilitará viajar até o Uruguai, que já possui carregadores elétricos distribuídos em seu território.
A partir do país vizinho, será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do Rio da Prata.

A REDE DE POSTOS ELÉTRICOS
– Os postos de recarga de carros elétricos são chamados de eletropostos. O projeto prevê a construção desses postos ao longo do litoral gaúcho, partindo de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Jaguarão
– A previsão inicial era ter o primeiro eletroposto instalado em outubro de 2021, mas devido a trâmites envolvendo a CEEE e o Grupo Equatorial Energia, o prazo foi prorrogado. Ainda não há um prazo definido
– Atualmente, há um eletroposto operacional na UFSM, perto do Centro de Tecnologia. Ao lado está em construção um segundo posto, cuja conclusão está prevista para junho