contatos Assine
Sucesso em Minas Gerais

VÍDEO: Técnico santa-mariense está perto do acesso à elite do futebol mineiro

23 Abril 2019 18:31:00

Diogo Giacomini comanda o Coimbra, que está nas semifinais do Módulo II do Estadual

Gilson Alves

Foto: Coimbra Sports (Divulgação)
Natural, de Santa Maria, Giacomini, de branco, comanda equipe mineira desde o início de 2018

O técnico Diogo Giacomini, 39 anos, natural de Santa Maria, faz sucesso no futebol mineiro. Ele comanda o Coimbra, equipe que realiza a melhor campanha do Campeonato Mineiro Módulo II (uma espécie de Divisão de Acesso de lá). Giacomini se formou em Educação Física pela UFSM, em 2001, e trabalhou na base do América, de Minas Gerais, Palmeiras, e do Atlético Mineiro, onde comandou o time profissional de forma interina em 2017.

Diogo Giacomini comanda o time principal do Atlético-MG pela terceira vez na carreira 

Desde o início do ano passado, Giacomini é técnico do Coimbra, de Belo Horizonte, time ligado ao Banco BMG (Banco Minas Gerais). A equipe treina em Contagem, distante 19km da capital mineira, e manda os jogos em Sete Lagoas, há 75km da maior cidade daquele Estado.

Na competição deste ano, o Coimbra está invicto. São 25 pontos em 11 jogos, com sete vitórias e quatro empates. Líder geral da 1ª fase, está na semifinal, e enfrentará o Nacional, de Muriaé, em jogos de ida e volta. O primeiro será na próxima segunda-feira, fora de casa, e o segundo, dia 5 de maio, na Arena Jacaré, casa do Coimbra.

Gaúcho que substitui Levir Culpi no Galo é filho de ex-treinador da Seleção de handebol

- Estou à frente do Coimbra há um ano e quatro meses. No ano passado, conseguimos o título da Segundona, que nos deu o acesso para o Módulo II, e agora, estamos nas semifinais, tentando o acesso para a divisão principal. Mantivemos de 70% a 80% do plantel e temos planejamento para estar, em breve, na elite estadual e em competições nacionais, ou Série D ou Copa do Brasil - comenta o treinador.

Diogo Giacomini saiu do Atlético-MG em dezembro de 2017. Com a troca na direção do Galo houve uma reformulação. Porém, dois dias após deixar os atleticanos, surgiu o convite do Coimbra. A autonomia que lhe foi dada pela diretoria do novo clube o ajuda para realizar o trabalho.

Tinga e Silvio Benfica estarão em Santa Maria para talk show

- Eu que monto a equipe, o orçamento vem na minha mão, nos moldes da Europa. Está sendo uma experiência nova que venho aproveitando na carreira e, é claro que, com o acesso do ano passado e a boa campanha deste ano estou me consolidando como técnico - diz Giacomini.

O sucesso dos santa-marienses 

Giacomini elogia a qualidade do ensino da UFSM e afirma que esse fator está diretamente relacionado ao bom desempenho dos profissionais que saem daqui e fazem sucesso em outros locais do Brasil. 

Leia mais sobre Esportes

- Credito esse sucesso a qualidade do curso de Educação Física da UFSM, que até alguns anos atrás estava entre os três melhores do país. Sou contemporâneo do Tiago Nunes e do Vinicius Munhoz, e ali se formou um grupo bastante estudioso no futebol. Tivemos a oportunidade de iniciar no Inter-SM, que tinha uma parceria com a universidade no início dos anos 2000. E a prática que tivemos no clube aí contribuiu e muito para que pudéssemos seguir caminho no futebol brasileiro - avalia.

Abaixo, o técnico fala sobre seu trabalho no Coimbra-MG:



fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190