automobilismo

VÍDEO: sem esportes coletivos, aulas de kart são opção para prática esportiva

A Speed Kart, situada na Faixa Velha de Camobi, dá aulas para novatos e pilotos que buscam se aperfeiçoar

18.388

Foto: Pedro Piegas (Diário)
O instrutor José Quintana Júnior, à esquerda, orienta o aluno Arthur Fripp, 12 anos, estudante

Para quem gosta de automobilismo, especificamente o kart, Santa Maria conta com uma escolinha para a modalidade: as aulas ocorrem na Speed Kart, localizada na Faixa Velha de Camobi, no Bairro São José. O local pode atender novatos e também quem já pilota e quer se aperfeiçoar.


Os horários disponíveis para agendamento são de terça a sexta-feira, na parte da tarde. O investimento mensal é R$ 180, com aulas uma vez por semana, e R$ 250, para duas aulas semanais.

'Sei que as pessoas enxergam no árbitro uma espécie de vilão', diz Daronco

Os instrutores são José Quintana Júnior, 35 anos, que pilota desde os 11 anos, e Jederson da Cruz Freitas, 40 anos, piloto há 25 anos. Paulo Garcia da Rocha, 51 anos, um dos precursores do esporte na cidade, também auxilia na manutenção dos carros.

- As aulas dependem de cada piloto. Se ele já tem uma noção de automobilismo, é mais rápido. Mas, vamos atender também quem nunca entrou num carro, aí ensinamos a perder o medo do barulho do motor, controlar o carro, e quando o piloto pegar confiança poderá acelerar. A ideia é dar dicas técnicas de pilotagem, traçado, frenagem e ultrapassagem - explica o sócio proprietário da Speed Kart, José Quintana Júnior.

De acordo com Quintana, a Speed Kart não quer formar pilotos profissionais, mas sim condutores que possam guiar o kart com segurança, considerando que o esporte é um momento de lazer e não um local para buscar a vitória a qualquer custo.

As aulas duram cerca de uma hora e cada turma pode ter no máximo seis alunos. A procura tem sido maior por crianças e adolescentes. As exigências são a idade mínima de 12 anos e ter a altura maior que 1,40m. Mais informações, pelo telefone: (55) 99959-3933.

Leia mais sobre Esportes

PROTOCOLOS
A prática do kart é permitida dentro dos critérios do protocolo municipal. O esporte se enquadra como uma atividade não essencial, em regra semelhante a das academias. 

- A diferença do kart para os outros esportes é não ter contato nem proximidade com outras pessoas. É cada um no seu carro. A gente higieniza todos os capacetes, antes e depois das corridas. Estamos trabalhando com horários agendados para evitar aglomeração. Antes, muitos praticantes traziam as famílias, passavam as tardes aqui. Depois do começo da pandemia, a gente teve que fazer adaptações, cumprir protocolos e conscientizar as pessoas que era necessária esta mudança - conclui Quintana.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190