Entrevista

'Todos nós aprendemos com a pandemia. Não só o futebol', diz técnico santa-mariense

Vinícius Munhoz comanda o Red Bull Brasil, que disputará a Série A2 do Campeonato Paulista

18.388

Foto: Red Bull Brasil (Divulgação)
Treinador comenta sobre a nova rotina que exige paciência e adaptações

O técnico santa-mariense Vinicius Munhoz, dono de duas campanhas semifinalistas com o Inter-SM nas Divisões de Acesso de 2017 e 2018, trabalha atualmente no Red Bull Brasil, em São Paulo. A equipe sub-23 funciona como um time B do Red Bull Bragantino, que hoje disputa a Série A do Campeonato Brasileiro.

Vinicius Munhoz treinará a equipe sub-23 do Red Bull Brasil

Em entrevista ao Diário, o comandante falou sobre as dificuldades impostas no trabalho com o futebol durante o período de pandemia. Munhoz comandará o Red Bull Brasil na Série A2 do Paulistão, mas o clube, que tem o centro de treinamentos em Jarinu, cidade distante cerca de 70km da capital, paralisou as atividades há três meses.

- Desde março estamos sem atividades presenciais. Minha rotina tem sido permanecer em casa e respeitar as orientações do clube e das autoridades de saúde em relação ao isolamento social. Cumprimos um período de férias no mês de abril e, desde o início de maio, temos realizado treinamentos físicos e reuniões técnico-táticas, análise de jogos, através de videoconferências. Adaptamos nossa rotina de treinamentos para que os atletas possam realizá-la em casa - conta Munhoz.

Na última quarta-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou equipes da série principal do estadual para realização de treinamentos. Para a divisão A2, uma decisão deve ocorrer nos próximos dias.

- O clube está aguardando a liberação por parte dos órgãos de saúde e do governo do Estado para retomar suas atividades. Ainda não temos uma previsão de retorno do Paulista (Série A2). A FPF ainda não definiu o calendário de competições que deve ficar prejudicado pela pandemia - comenta o treinador.

Técnico santa-mariense Vinicius Munhoz deixa a Ferroviária-SP

Pandemia e nova rotina
Munhoz também comenta sobre as preocupações com a pandemia, sua rotina diária e os processos de readaptações dentro de um trabalho desenvolvido em home office. 

- Minha residência é em Jundiaí, cidade vizinha a Jarinu, onde treina o Red Bull Brasil. O Estado de São Paulo está entre aqueles com maior número de mortes do país. Nas últimas semanas, aconteceu o afrouxamento do isolamento social. Porém, se o número de casos aumentar, medidas mais rígidas devem ser adotadas pelo governo novamente. A situação é atualizada a cada semana e temos procurado fazer a nossa parte, respeitando as decisões das autoridades de saúde - explica Munhoz.

Leia mais sobre Esportes

O técnico opina sobre o que se pode tirar de lição diante das dificuldades que a pandemia impôs à sociedade.

- Todos nós aprendemos com a pandemia. Não só o futebol. Acredito que nossa capacidade de adaptação às circunstâncias foi mais uma vez testada. E, apesar de todas as dificuldades, estamos dando conta do recado. O que mais me chama a atenção no convívio à distância com as pessoas das minhas relações é o quanto estão buscando o desenvolvimento pessoal e profissional. Em relação ao desenvolvimento profissional, fomos apresentados de fato ao mundo digital e o quanto somos capazes de ensinar e aprender através dele. No que diz respeito ao pessoal, vejo um envolvimento importante com questões sociais, de ajudar e cuidar de quem realmente precisa e está ainda mais vulnerável diante deste momento - conclui o santa-mariense.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190