Técnico "repórter" e semifinalista em 2024: saiba mais sobre o Passo Fundo, adversário do Inter-SM no domingo

Técnico

Foto: Álvaro Bueno / Divulgação

Equipe de Passo Fundo está na Divisão de Acesso desde 2018

Depois de estrear com vitória em casa na primeira rodada da Divisão de Acesso de 2025, o Inter-SM vai ao Estádio Vermelhão da Serra para enfrentar o Passo Fundo, no domingo (25), às 15h.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na primeira rodada, o Passo Fundo foi à Serra Gaúcha, no último domingo (18), enfrentar o Gramadense, clube recém promovido para a Divisão de Acesso. O resultado foi o mesmo da maioria dos jogos daquele dia: empate sem gols. Com um ponto garantido fora de casa, o Tricolor da cidade do norte do Estado busca sua primeira vitória na competição deste ano. Saiba mais sobre o próximo adversário do Inter-SM:


Na primeira rodada, Passo Fundo e Gramadense empataram sem golsFoto: Álvaro Bueno / Divulgação


Técnico "repórter"

Gabriel Dutra, comandante da casamata do Passo Fundo, teve sua primeira experiência como treinador somente em 2025. Natural de Vacaria, ele esteve pela primeira vez à beira do campo há mais de dez anos atrás, em outra função. Quando jovem, trabalhou como repórter para rádios locais, em jornadas esportivas. Depois, cursou Educação Física e atuou como auxiliar técnico de Fabiano Daitx até 2024. 

Neste ano, com apenas 29 anos, assumiu o comando do Avenida, na quinta rodada da primeira fase do Gauchão. Não evitou o que já se esperava: o time de Santa Cruz do Sul terminou as oito rodadas iniciais sem vitórias e com a pior campanha.

No quadrangular contra o rebaixamento foi quando a chave virou. O time comandado por Dutra alcançou três vitórias, empatou duas vezes e perdeu apenas uma partida das seis que decidiram os dois rebaixados para a Divisão de Acesso de 2026. Com os resultados, salvou o Avenida do descenso.

Agora, retorna para Passo Fundo, onde antes de encarar a vida de treinador, foi auxiliar técnico no Gaúcho, rival do seu atual clube, no ano passado.


Gabriel Dutra foi anunciado pelo Passo Fundo em marçoFoto: EC Passo Fundo / Reprodução


Elenco jovem e atacante conhecido

O time de Gabriel Dutra conta com uma média de idade de 25 anos. No elenco, apenas quatro deles já passaram dos 30 anos: o goleiro Max (38), o zagueiro Milanez (34) e os atacantes Panambi (30) e Medina (32).

Entre os atletas da equipe de Passo Fundo, há um nome conhecido dos torcedores alvirrubros: Vinicius Spaniol. Natural de Ivoti, na Região Metropolitana, o atacante iniciou sua caminhada no futebol profissional no Inter-SM, em 2022. Pelo clube fez 11 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências na Divisão de Acesso daquele ano. 

No Passo Fundo, Spaniol chegou nesta temporada. Na primeira rodada, contra o Gramadense, o camisa nove iniciou como titular, sendo substituído no segundo tempo.

Para a partida contra o Inter-SM, Dutra não poderá contar com o volante Miguel Baggio, expulso na primeira rodada.

Atacante do Passo Fundo, Vinicius Spaniol jogou pelo Inter-SM em 2022Foto: Renata Medina / EC Inter-SM


Semifinalista em 2024

Na Divisão de Acesso desde 2018, após ser rebaixado da primeira divisão no ano anterior, o Passo Fundo chegou perto de subir novamente para a elite gaúcha em duas oportunidades.

Em 2022, perdeu as semifinais contra o Avenida, após empate em casa e derrota fora. Já no ano passado, assim como o Inter-SM, ficou no quase. Na semifinal, contra o Monsoon, treinado na época por Bruno Coutinho, atual técnico alvirrubro, empatou as duas partidas sem gols e perdeu a vaga na decisão por pênaltis.


Retrospecto contra o Inter-SM

Na plataforma oGol, há registro de 14 confrontos entre Inter-SM e Passo Fundo, desde 1987, com quatro vitórias para cada lado e seis empates. O que impressiona é que não houve partidas entre as equipes na Divisão de Acesso, mesmo com ambos times na mesma divisão desde 2018. 

As partidas mais recentes entre o time santa-mariense e o clube do norte do Estado são pela Copa FGF. Em 2020, no Presidente Vargas, vitória de 3 a 2 para a equipe da casa, com um dos gols alvirrubros sendo marcado por Chiquinho, atual gerente de futebol do clube. Em 2022, também em Santa Maria, o Passo Fundo venceu pelo placar de 3 a 0, com gols de Wilson Júnior e Michel, atacantes que estavam no elenco alvirrubro em 2024.


Leia mais


Serviço

Passo Fundo x Inter-SM

Domingo (25), às 15h

Estádio Vermelhão da Serra, Passo Fundo

2ª rodada - Divisão de Acesso

A Rádio CDN 93.5 FM, TV Diário (526 Claro Net) e Youtube do Diário de Santa Maria anunciam a cobertura da partida. A pré-jornada começa a partir das 14h.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM/Grupo Felice visita a SER Alvorada neste sábado pela Série Ouro de Futsal Anterior

UFSM/Grupo Felice visita a SER Alvorada neste sábado pela Série Ouro de Futsal

Elenco do Inter-SM pronto para encarar dois desafios fora de casa Próximo

Elenco do Inter-SM pronto para encarar dois desafios fora de casa

Esportes