
Foto: Arquivo pessoal
André Maraschin, (à esquerda) no pódio junto do treinador Dion Martinez

O atleta santa-mariense André Maraschin, 44 anos, conquistou no sábado, em São Bernardo do Campo (SP), o título de campeão brasileiro de karate, na categoria master +75kg. O carateca venceu as cinco lutas que disputou. Ele integrou a equipe da Seleção Gaúcha da modalidade.
– O caminho sempre foi o mais difícil, mas como diz aquela máxima: "a persistência é o caminho do êxito". Para alguns pode ser somente uma medalha de lata. Mas, só eu sei de tudo o que precisei superar e abrir mão por toda a vida para chegar até aqui, então, representa que é possível definir um sonho e lutar por ele, seja qual for! Creio que fiz o melhor possível, considerando as condições de onde vim, as dificuldades enfrentadas desde que comecei no karate, aos 12 anos de idade, o esforço para treinar, as viagens para aprender mais e o investimento para participar de incontáveis eventos para adquirir experiência. Aqui cabe mais uma frase: "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" – disse Maraschin em uma rede social comemorando a vitória.
Outro representante de Santa Maria no Campeonato Brasileiro foi Dion Martinez, técnico de André Maraschin e que também orientou outros atletas gaúchos na competição nacional.
O evento teve a organização da Confederação Brasileira de Karate.