pod comentar #104

PODCAST: retomada do futebol no Brasil é injusta e sem critérios

Coluna do Pod Comentar analisa negociações para a volta dos campeonatos estaduais e Brasileirão

18.379


Fotos: Lucas Uebel (Grêmio) e Ricardo Duarte (Inter/Divulgação)
Grêmio e Inter retornaram aos treinos em Porto Alegre, mas depois que a Região Metropolitana entrou na bandeira vermelha para risco na pandemia, clubes cogitaram treinar em Santa Catarina

Quem acompanha futebol e os debates esportivos provavelmente já deve ter ouvido avaliações sobre a arbitragem ao final de uma partida, como: "o juiz exagerou ao expulsar um jogador de cada time, mas ao menos manteve o critério". O árbitro nada mais é do que o grande regulador em uma partida de futebol. É ele quem decide se uma disputa de bola foi legal ou faltosa, se um jogador foi ou não imprudente, etc. E para a tomada dessas decisões, é preciso ter critérios prévios. Essa é a base da "justiça" para um juiz. Caso contrário, será cobrado pelos jogadores do time que se sentiu prejudicado em detrimento do adversário. 

PODCAST: como estão as tratativas para a volta do Gauchão

Ao poder público, é justamente o que falta para a tomada de decisões em meio à pandemia, e isso inclui diretamente o futebol. Por que em alguns estados os treinos são liberados e outros não? Por que até mesmo em uma mesma cidade não podem haver partidas oficiais, mas treinamentos amadores seguem acontecendo (ainda que com restrições)? Não vou entrar no mérito do que penso sobre o que poderia ou não ser liberado. Nesse momento, vamos pensar no que cada um está reivindicando, e com direito a isso. 

O Estado (como poder) deveria ser o grande regulador em meio a isso tudo. De posição firme. Apitou, tá marcado. Tal qual o árbitro de futebol.

Inclusive, voltando à analogia: o que acontece quando um árbitro não tem critério? Geralmente ele acaba sucumbindo à imposição dos jogadores e à pressão da torcida. Ou seja, na vida real, um Estado fraco e sem critério facilmente terá que ceder aos que tem mais poder, dinheiro e influência para cobrar seus interesses e definir suas próprias regras. 

Assim, seguiremos sem futebol. Tudo bem. Mas com base no que?

DE OLHO NOS EUROPEUS
Ao contrário disso, os critérios dos membros do Pod Comentar seguem afiados. Os principais campeonatos europeus estão chegando ao fim, a maioria já com o campeão decidido ou encaminhado. Porém, as brigas por vagas na Liga dos Campeões e contra o rebaixamento continuam emocionantes. Bom para o público, que ainda tem bons jogos para assistir e, de quebra, apostar em kto.com.

Pod Palpitar
Nesta segunda-feira, os palpiteiros selecionaram jogos equilibrados para apostar. Entre eles, está o clássico Milan e Juventus, pelo Campeonato Italiano. A dica do Pod Palpitar é arriscar vitórias em times que ainda tem algo em disputa nas suas respectivas tabelas.

Campeonato Inglês: Tottenham x Everton - segunda-feira (06/07) - 16h - ESPN BRASIL

  • Catto - 0x2
  • Backes - 1x0
  • Ian - 0x1
  • Jana - 1x0
  • Rafa - 1x1

Campeonato Italiano: Milan x Juventus - terça-feira (07/07) - 16h45 - DAZN

  • Catto - 2x2
  • Backes - 0x2
  • Ian - 0x2
  • Jana - 0x1
  • Rafa - 1x3

Campeonato Espanhol: Celta de Vigo x Atlético de Madrid - terça-feira (07/07) - 17h

  • Catto - 1x2
  • Backes - 1x2
  • Ian - 1x1
  • Jana - 0x2
  • Rafa - 1x2


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190