pod comentar
PODCAST: o campeonato de patacoada é o único que não parou no futebol brasileiro
01 Julho 2020 15:05:00
Coluna do Pod Comentar fala sobre pressões dos clubes pela retomada do esporte e reta final das ligas espanhola e inglesa
18.398

Foto: Fotos: Ricardo Duarte (Inter/Divulgação) e Lucas Uebel (Grêmio/Divulgação)
Fotos: Ricardo Duarte (Inter/Divulgação) e Lucas Uebel (Grêmio/Divulgação)
O contraste entre jogar futebol e o uso de equipamentos de proteção
O futebol parou diante da pandemia do novo coronavírus. Aos poucos, é retomado. Mas parece que a disputa de um título se manteve mesmo sem outras competições. Em um momento em que ministros inventam títulos de "doutor" e "pós-doutor", me permito criar um: o título de maior patacoada do futebol brasileiro. Patacoada é a palavra mais bonitinha para "ação ilógica", ou simplesmente "tolice".
É acirrado: primeiro o Flamengo pressionou - e conseguiu - o retorno do Carioca; depois, se fala em volta das torcidas (coisa quem não aconteceu nem na Europa ainda). No Rio Grande do Sul, a dupla Gre-Nal pressiona e pressiona o governo estadual para ter mais possibilidades de treinamentos. O governador Eduardo Leite (PSDB) é direto: "o futebol, neste momento, não é uma prioridade". E não é mesmo.
Golpistas estariam se passando por dirigentes do São Gabriel
Então, no mesmo dia que o Inter anuncia que quatro atletas estão com coronavírus, o Grêmio anuncia a mudança para Criciúma, o que permite trabalhos coletivos. Veja bem: não é porque se permite mais no estado catarinense, que treinos coletivos são seguros. Fora que isso envolve o deslocamento de uma delegação (composta por pessoas, vale lembrar) para longe de familiares em um momento de instabilidade emocional - ou completa ilusão do que está acontecendo. Essa é a lástima do campeonato de patacoadas: quando a gente pensa que vai ter um campeão, vem outro e supera o primeiro.
ARGENTINA
No país ao lado, há 1.385 casos de coronavírus a cada milhão de pessoas (no Brasil, 6.670). Lá, os campeonatos foram encerrados. Segundo o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Fabián Tapia, o futebol só volta quando todo o país estiver na mesma fase. Isso para garantir segurança diante do vírus e evitar vantagens por voltas antecipadas.
Arbitragem santa-mariense está unida para auxiliar tratamento de árbitra
CHANCE DE ZEBRA
Na Espanha, o Real Madrid tem a chance de se isolar ainda mais na liderança depois do empate do Barcelona. Porém, recebe o Getafe, 5º colocado e embalado pela vitória contra o Real Sociedad. Não cravo que a zebra vem, mas ao menos o empate está valendo 4.60 em kto.com. Vale o risco.
Já o Inglesão está definido, porém, tem jogão pela frente: o Manchester City recebe o Liverpool na quinta-feira. Em kto.com, a vitória dos Reds aparece como algo menos provável que a derrota e, portanto, pode render mais. Certo que o Liverpool já é campeão, mas não vai tirar tanto o pé a ponto de perder. Apostar na vitória pode ser bom. O mais improvável (e que mais rende) é o empate. Se está confiante, vai nesse.
POD PALPITAR
Flamengo x Boavista - Quarta-feira (01/07) - 21h30min
- Catto - 3x0
- Backes - 2x0
- Ian - 4x0
- Jana - 3x0
- Rafa - 2x0
Manchester City x Liverpool - Quinta-feira (02/07) - 16h15min
- Catto - 0x2
- Backes - 1x1
- Ian - 3x2
- Jana - 1x3
- Rafa - 1x0
Real Madrid x Getafe - Quinta-feira (02/07) - 17h -
- Catto - 3x1
- Backes -4x2
- Ian - 2x1
- Jana - 1x0
- Rafa - 2x0
*Colaborou Leonardo Catto