pod comentar #103

PODCAST: como estão as tratativas para a volta do Gauchão

Coluna do Pod Comentar analisa os cenários sobre o possível retorno do campeonato

18.398
Foto: Foto: Ricardo Duarte



Foto: Ricardo Duarte

A volta do Campeonato Gaúcho de Futebol torna-se cada vez mais inviável. A data de 19 de julho, proposta inicialmente pela Federal Gaúcha de Futebol (FGF), já foi negada pelo governo do Estado. Diante do agravamento do quadro sanitário no Rio Grande do Sul e das manifestações do governador Eduardo Leite (PSDB) que contrariam a realização de treinos coletivos, o Gauchão ganhou uma nova previsão para seu reinício. Agora, o presidente da federação Luciano Hocsman trabalha com data de 26 de julho, uma semana mais tarde, o que ainda é incerto.

O fato é que, se não iniciar nesta data, não haverá retorno do Gauchão. E, mesmo se voltar em 26 julho, já é certo que haverá uma sobreposição de datas com o Campeonato Brasileiro, marcado para iniciar em 9 de agosto. Mas, veja bem: todas as datas citadas são previsões. Oficialmente, ainda não se sabe o que ocorrerá, nem se o futebol, seja em campeonato local ou nacional, voltará tão cedo em solo gaúcho. 

Nos bastidores, o que se noticia é que o Gauchão pode ser encerrado sem retorno. O que ainda se discute seria se o Caxias, que venceu o primeiro turno, ficaria com o título, ou se não haveria campeão.

PODCAST: o campeonato de patacoada é o único que não parou no futebol brasileiro

Quem defende a volta do estadual na atual situação e a qualquer custo, usa o argumento de que é para ajudar os clubes do interior, que precisaram fechar as portas durante a pandemia e não tem nenhuma renda. Só que esse argumento é uma falácia. Ano após ano, os clubes pequenos vivem endividados e com dificuldades para se manter. Sua principal renda é das bilheterias, só que a presença de público nem é cogitada por aqui (só no Rio de Janeiro, mas lá um caso à parte...). 

A Região Metropolitana, onde está a maioria dos clubes, está em área de bandeira vermelha no plano de distanciamento controlado há duas semanas. Com isso, clubes são impedidos de fazer treinos coletivos e disputar jogos. E, pelo que parece, a região não deve regredir de bandeira tão cedo. Grêmio já anunciou que deve ir para Santa Catarina realizar treinos, e o Inter também avalia a possibilidade. Mas e os outros times tem condições de fazer isso? E se não houver mudança de bandeira, vão disputar onde seus jogos?

Caso o Gauchão volte, a diferença técnica também será gigantesca (e olha que em anos anteriores ela já era grande) por causa da preparação física. Não haverá margem para igualdade. 

POD PALPITAR
Agora falando sobre o futebol europeu, que já voltou, o Bayern de Munique tem a chance de levar mais uma taça para casa neste final de semana, contra o Bayer Leverkusen, na final da Copa da Alemanha. Campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique chega na decisão da Copa após eliminar o Eintracht Frankfurt. Já o Bayer Leverkusen derrotou o Saarsbrücken nas semifinais. 

Acompanhe os jogos, aposte na kto.com e divirta-se na torcida! E não esqueça de usar o cupom promocional "diariosm".

*Colaborou Janaína Wille

Campeonato Inglês: Wolverhampton x Arsenal - Sábado (04/07) - 13h30 - ESPN Brasil

  • Catto - 2x1
  • Backes - 0x0
  • Ian - 2x0
  • Jana - 1x1
  • Rafa - 0x1

Copa da Alemanha (FINAL): Bayer Leverkusen x Bayern de Munique - Sábado (04/07) - 15h - ESPN

  • Catto - 1x4
  • Backes - 0x1
  • Ian - 1x3
  • Jana - 0x2
  • Rafa - 1x2

Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Real Madrid - Domingo (05/07)- 9h - Fox Premium

  • Catto - 0x2
  • Backes - 0x3
  • Ian - 1x1
  • Jana - 0x3
  • Rafa - 0x4


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190