pod comentar #106

POD COMENTAR: o retorno do Gauchão é perigoso?

Coluna fala sobre a estrutura de cuidado à saúde dos profissionais envolvidos e a influência que as entidades esportivas têm nas decisões do poder público

18.398
Foto: Foto: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)
Próxima rodada já terá um clássico Gre-Nal

Foto: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)
Próxima rodada já terá um clássico Gre-Nal

O governo do Estado anunciou que o Campeonato Gaúcho voltará a ser disputado em 23 de julho. Desde então, tenho duas preocupações distintas. Uma delas diz respeito aos torcedores e outra aos envolvidos diretamente na realização do jogo, os atletas, integrantes da comissão técnica e profissionais de imprensa.

As arquibancadas dos estádios estarão vazias, mas e os bares que costumam exibir os jogos da dupla Gre-Nal? Como evitar reuniões clandestinas nas casas dos próprios torcedores para assistir a partida? A estrutura de fiscalização dos municípios será, mais uma vez, posta à prova. Mais servidores terão de trabalhar aos fins de semana. Infelizmente - e escrevo isso com tristeza - não podemos confiar no tão falado "bom senso" da população. O que é "bom senso" para mim, pode não ser para ti.

Nos estádios da capital, não tenho dúvidas de que a higiene e o distanciamento correto entre os profissionais serão cumpridos à risca. Entretanto, ponho-me a pensar se, quando todos os campeonatos tiverem retornado, os clubes, pequenos, médios e grandes, conseguirão cumprir as exigências sanitárias da forma necessária. Além dos estaduais, teremos, a partir de agosto, as séries A, B e C, e. em setembro, também a gloriosa Série D.

PODCAST: retomada do futebol no Brasil é injusta e sem critérios

Esses questionamentos não têm a intenção de acabar com o entretenimento ou o emprego de ninguém, afinal, o retorno do futebol também precisa ser analisado como uma questão econômica. Estima-se que 45% dos jogadores brasileiros ganhem um salário mínimo. O contracheque milionário está restrito à minoria. Há os roupeiros, massagistas, administrativos, e outros tantos empregados que dependem do funcionamento do clube para que suas vagas não sejam cortadas.

POD COMENTAR: o Fla-Flu da transmissão que menos importa

INFLUÊNCIA DO FUTEBOL

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, deixou a reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) dizendo que "alguns ajustes" ainda precisavam ser feitos no protocolo. Como pode o governador do Estado aprovar o retorno do futebol sem o protocolo de cuidados estar totalmente definido? O coronavírus não permite brechas. Aliás, ele adora as brechas.

A permissão para o retorno do Campeonato Gaúcho e, em âmbito nacional, do Campeonato Brasileiro, é um exemplo claro de como os nossos governantes sentem uma necessidade enlouquecedora de manter uma boa imagem junto à massa que curte futebol. É uma tradição cultivada por todos os políticos que alcançaram posições de destaque, desde Juscelino Kubitschek, nos anos 1950.

Se podemos ir aos cultos e missas ou, no caso de Santa Maria, aos treinos de tiro de laço nos parques de rodeio, por que não seria permitido partidas de futebol sem torcida?

Perdoem-me pelas inúmeras dúvidas que coloquei acima. É difícil ter certezas. Quem as tiver que se apresente.

POD PALPITAR

Campeonato Inglês: Tottenham x Arsenal - domingo 12h30min

  • Catto - 1x0
  • Backes - 1x1
  • Ian - 0x1
  • Jana - 1x1
  • Rafa - 1x0

Campeonato Italiano: Napoli x Milan - domingo 16h45min

  • Catto - 2x2
  • Backes - 1x2
  • Ian - 2x2
  • Jana - 1x0
  • Rafa - 2x2

Campeonato Carioca: Fla-Flu (primeiro jogo da final) - domingo 16h

  • Catto - 1x1
  • Backes - 1x0
  • Ian - 3x1
  • Jana - 2x1
  • Rafa - 3x0

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190