pod comentar #106
POD COMENTAR: o retorno do Gauchão é perigoso?
10 Julho 2020 14:26:00
Coluna fala sobre a estrutura de cuidado à saúde dos profissionais envolvidos e a influência que as entidades esportivas têm nas decisões do poder público
18.398

Foto: Foto: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)
Próxima rodada já terá um clássico Gre-Nal
Foto: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)
Próxima rodada já terá um clássico Gre-Nal
O governo do Estado anunciou que o Campeonato Gaúcho voltará a ser disputado em 23 de julho. Desde então, tenho duas preocupações distintas. Uma delas diz respeito aos torcedores e outra aos envolvidos diretamente na realização do jogo, os atletas, integrantes da comissão técnica e profissionais de imprensa.
As arquibancadas dos estádios estarão vazias, mas e os bares que costumam exibir os jogos da dupla Gre-Nal? Como evitar reuniões clandestinas nas casas dos próprios torcedores para assistir a partida? A estrutura de fiscalização dos municípios será, mais uma vez, posta à prova. Mais servidores terão de trabalhar aos fins de semana. Infelizmente - e escrevo isso com tristeza - não podemos confiar no tão falado "bom senso" da população. O que é "bom senso" para mim, pode não ser para ti.
Nos estádios da capital, não tenho dúvidas de que a higiene e o distanciamento correto entre os profissionais serão cumpridos à risca. Entretanto, ponho-me a pensar se, quando todos os campeonatos tiverem retornado, os clubes, pequenos, médios e grandes, conseguirão cumprir as exigências sanitárias da forma necessária. Além dos estaduais, teremos, a partir de agosto, as séries A, B e C, e. em setembro, também a gloriosa Série D.
PODCAST: retomada do futebol no Brasil é injusta e sem critérios
Esses questionamentos não têm a intenção de acabar com o entretenimento ou o emprego de ninguém, afinal, o retorno do futebol também precisa ser analisado como uma questão econômica. Estima-se que 45% dos jogadores brasileiros ganhem um salário mínimo. O contracheque milionário está restrito à minoria. Há os roupeiros, massagistas, administrativos, e outros tantos empregados que dependem do funcionamento do clube para que suas vagas não sejam cortadas.
POD COMENTAR: o Fla-Flu da transmissão que menos importa
INFLUÊNCIA DO FUTEBOL
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, deixou a reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) dizendo que "alguns ajustes" ainda precisavam ser feitos no protocolo. Como pode o governador do Estado aprovar o retorno do futebol sem o protocolo de cuidados estar totalmente definido? O coronavírus não permite brechas. Aliás, ele adora as brechas.
A permissão para o retorno do Campeonato Gaúcho e, em âmbito nacional, do Campeonato Brasileiro, é um exemplo claro de como os nossos governantes sentem uma necessidade enlouquecedora de manter uma boa imagem junto à massa que curte futebol. É uma tradição cultivada por todos os políticos que alcançaram posições de destaque, desde Juscelino Kubitschek, nos anos 1950.
Se podemos ir aos cultos e missas ou, no caso de Santa Maria, aos treinos de tiro de laço nos parques de rodeio, por que não seria permitido partidas de futebol sem torcida?
Perdoem-me pelas inúmeras dúvidas que coloquei acima. É difícil ter certezas. Quem as tiver que se apresente.
POD PALPITAR
Campeonato Inglês: Tottenham x Arsenal - domingo 12h30min
- Catto - 1x0
- Backes - 1x1
- Ian - 0x1
- Jana - 1x1
- Rafa - 1x0
Campeonato Italiano: Napoli x Milan - domingo 16h45min
- Catto - 2x2
- Backes - 1x2
- Ian - 2x2
- Jana - 1x0
- Rafa - 2x2
Campeonato Carioca: Fla-Flu (primeiro jogo da final) - domingo 16h
- Catto - 1x1
- Backes - 1x0
- Ian - 3x1
- Jana - 2x1
- Rafa - 3x0
*Colaborou Rafael Favero