colunista Gilson Alves

O futebol e a sua linguagem específica

Colunista Gilson Alves comenta sobre as novas expressões usadas no cotidiano do futebol

18.388
Foto: Arte: Paulo Chagas

Romper as linhas, transição, ruptura, recomposição, o último terço de campo, minutagem, rodagem, comprometimento, sofrer o jogo, experimentar, tomada de decisão, médios apoiadores, a primeira bola, a segunda bola, bloco alto, profundidade, verticalidade, leitura do jogo, bola viajada, intensidade, rotação, controle do jogo, nível de concentração alto, compactação, amplitude, defesa em bloco, ultrapassagem, infiltração, linhas de passe, linhas defensivas, corredor central, corredor lateral, saída lavolpiana.

Federação confirma estreia do Inter-SM na Divisão de Acesso para sábado à noite

Você já deve ter ouvido essas e outras expressões recentemente no mundo do futebol. Seja utilizada por um treinador, componente de comissão técnica, repórter, ou comentarista, a linguagem do "futebolês", por vezes, é bastante complexa. E este é um meio bastante peculiar. São expressões que se renovam, se atualizam, entram e saem de moda, fazendo do futebol um esporte que, cada vez mais, exige o acompanhamento de especialistas.  

Acima estão algumas das mais rebuscadas. Elas exigem um tanto de estudo do futebol, e não podem ser consideradas "gírias da boleiragem".

Leia mais sobre esportes

Para ouvir a coletiva de muitos técnicos, hoje em dia, principalmente os que se caracterizam teóricos, é preciso estar inserido no contexto. E, aqui, não vai nenhuma crítica, mas, sim, uma valorização da qualificação que os profissionais precisam ter, para se manter no alto nível. O estilo "boleirão", seja para funcionário de clube ou integrante da imprensa, continua existindo, mas, se não acompanhar os termos atuais, a profissão pode ficar complicada.

* arte de Paulo Chagas


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190