Foto: Renata Medina (Inter-SM)

O jogo entre Inter-SM e Guarani de Venâncio Aires, marcado para o próximo domingo, pela 14ª e última rodada do Grupo B da primeira fase da Divisão de Acesso 2023, pode não sair. Isso porque as duas equipes não têm mais nada a disputar na competição.
Mesmo que vença, o time de Santa Maria não conseguirá a tão sonhada classificação para as quartas de final, e a agremiação da Terra do Mate está matematicamente rebaixada para a Terceirona Gaúcha.
O presidente do Alvirrubro, Pedro Della Pasqua, confirma que fez contato com a direção do adversário sugerindo que a partida não saia. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve se posicionar sobre a possibilidade do cancelamento até esta quarta-feira. O Inter-SM tem 12 pontos na tabela. Em campo, seriam 15, mas a equipe perdeu três pontos por ter escalado irregularmente o atacante Wilson Júnior diante do Santa Cruz, na 10ª rodada.
Este é o quinto ano consecutivo que o Inter-SM não avança para as quartas de final da competição que vale duas na elite do Gauchão do ano seguinte.
Próxima partida da Copa FGF deve ser transferida
O Inter-SM folga neste meio de semana, na Copa FGF – Troféu Rei Pelé. Como são cinco equipes que compõem o Grupo A, o do Alvirrubro, o time de Santa Maria não tem compromissos nesta quarta rodada. A próxima partida da equipe na Copinha está prevista para 19 de julho, a outra quarta-feira, diante do Novo Horizonte, de Esteio, no Presidente Vargas.
Como as duas equipes não têm jogos no final de semana seguinte ao dia 19, há a possibilidade da troca para o domingo, 23 de julho. A diretoria do Inter-SM trabalha na tentativa da mudança e fez a solicitação para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Se a alteração for concretizada, o técnico Márcio Nunes ganha praticamente duas semanas sem partidas, o que poderá ser considerada uma “intertemporada”.
O elenco para a sequência da Copa FGF deve passar por reformulação. Pelo menos sete jogadores devem sair para diminuir a folha de pagamento, já que o planejamento anterior previa disputar duas competições simultâneas, algo revisto a partir da eliminação na Divisão de Acesso. O primeiro a deixar o clube foi o zagueiro Rafael Goiano. Como ele estava suspenso, foi liberado para ir embora e não participou do jogo contra o Pelotas, no último domingo.