Da canoagem à vida pública

Irmãos Ribeiro comandam o esporte de Santa Maria

Givago trabalhou como superintendente de Esportes e foi eleito vereador, e Gilvan é secretário interino de Esportes

18.388

Foto: Gabriel Haesbaert (Assessoria Givago Ribeiro) Givago, à esquerda, e Gilvan, à direita, foram atletas profissionais de canoagem e atualmente ocupam cargos importantes na cidade

Há algum tempo, os irmãos Ribeiro, Givago, 33 anos, e Gilvan, 31, eram atletas profissionais. Praticantes da canoagem, conheceram de perto o quanto é difícil se manter na atividade de um esporte considerado amador e com tão pouco incentivo financeiro. A busca por verbas para arcar com viagens, inscrições em competições, hospedagem e outros custos, muitas vezes dependeu do poder público e do auxílio de empresários apoiadores para que o sonho deles tivesse continuidade.

Além da representatividade que atingiram no esporte local e estadual, estiveram em competições internacionais: Givago disputou os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e 2011, em Guadalajara, no México. Gilvan também remou no Pan em 2011, ao lado do irmão, e, em 2015, competiu em Toronto, no Canadá. Além disso, Gilvan participou das Olimpíadas do Rio em 2016.

Novas funções 

Atualmente, Givago e Gilvan desempenham funções importantes dentro do cenário político municipal: após três anos e meio como superintende de Esportes do município, Givago foi eleito vereador, com 1.309 votos. Tempos depois de quando o único objetivo era remar e buscar medalhas, os dois seguem juntos, agora, do "outro lado", não mais como atletas, mas ocupando cargos de relevância em Santa Maria.

- Na época, quando nós dois remávamos na seleção brasileira de canoagem, tivemos uma única oportunidade de remar juntos no mesmo barco, e foi justamente com essa oportunidade (K2, em Guadalajara 2011) que nos destacamos e demos início a uma parceria que rendeu muitos títulos e medalhas para o Brasil. Hoje, vejo essa história se repetir, só que em outra esfera, remando juntos pelo desenvolvimento do esporte de Santa Maria - afirma Givago.

Gilvan foi confirmado, na semana passada, como o secretário interino de Esportes do governo do prefeito Jorge Pozzobom. Antes, durante quatro meses, ele assumiu a superintendência de Esportes, na vaga do irmão, que havia saído para concorrer a vereador.

- Desde que eu assumi a superintendência, Givago e eu conversamos diariamente sobre esporte. Antes disso, já trocávamos ideias e informações. Sempre busquei entender o funcionamento básico do esporte em termos de gestão, e, claro, isso se intensificou quando assumi a responsabilidade de substituir o meu irmão - comenta Gilvan.

Leia mais sobre Esportes

Desafios 

Após o trabalho desempenhado por Givago como superintendente de Esportes por aproximadamente três anos e meio, o cargo que Gilvan ocupa desde a semana passada é praticamente o mesmo. Só a nomenclatura muda porque, de acordo com a reorganização da administração municipal, foi criada uma secretaria em separado para o esporte. 

- A bem da verdade, o Gilvan sempre me ajudou nas tomadas de decisão de forma voluntária, mesmo sem ter qualquer cargo público. Ele sempre foi meu braço direito nisso e talvez ninguém saiba. Quando saí para concorrer, eu precisava de alguém de minha confiança que mesmo estando fora tivesse acompanhando o meu trabalho - explica Givago.

De acordo com Gilvan, o período em que atuou na superintendência serviu para tomar conhecimento de por qual caminho iniciar seu trabalho à frente da secretaria.

- Uma frase que tu vai nos ouvir falando muito será "pegar aquilo que já existe e fazer funcionar". Ou seja, antes de pensar em criar mais espaço, mais equipamentos, o que onera os cofres, vamos pegar o que já está pronto e reformar. Isso vale para diversos espaços esportivos que temos na cidade, como Guarani Atlântico, Oreco, Parque Itaimbé - opina Gilvan, secretário interino de Esportes.

Completam a equipe da secretaria de Esportes, o secretário adjunto, Tiago Gay de Lima, o superintendente, Lucas da Rosa Dias, o chefe de gabinete, Rodrigo Silveira Antunes, e o gerente setorial, Filipe Santos Dias.




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190