
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Reprodução

Inter e Grêmio decidem o Campeonato Gaúcho de 2025 no próximo domingo (16). A bola começa a rolar no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 16h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Inter tem a seu favor, além do mando de campo, a vantagem construída no jogo de ida. Na Arena do Grêmio, os colorados venceram a partida por 2 a 0. O time de Roger Machado busca confirmar o favoritismo e acabar com o jejum de títulos gaúchos do clube, que já dura oito anos.
Já o Grêmio aposta suas fichas na “imortalidade”. O Tricolor vem em má fase, mas tem se classificado nos pênaltis. Até aqui, foram três oportunidades em que o clube levou a partida para as penalidades: na Copa do Brasil, contra São Raimundo e Athletic, e no Gauchão, contra o Juventude.
O Diário foi até o Calçadão de Santa Maria para perguntar aos torcedores: quem sai com o título e com pôster de campeão no jornal impresso?
A confiança em alta no lado colorado
O resultado do primeiro confronto animou de vez os colorados. A boa fase e a solidez do time de Roger Machado são as grandes razões da confiança em alta dos torcedores do Inter.
– A probabilidade é do Inter [vencer o título], porque abriu uma vantagem na casa do adversário e está melhor estruturado como time. A expectativa é ganhar. A torcida vai diminuindo quando fica muito tempo sem ganhar. Hoje em dia, “gurizada” torce para o time que está ganhando. – comenta Adair Ramos, 64 anos. Para o aposentado, o Inter deve repetir o 2 a 0 do primeiro jogo.

A dona de casa Jessi Barreto, 40 anos, caminhava pelo Calçadão quando ouviu a pergunta “quem vence o Gre-Nal?”. Prontamente, disse: o Inter. Sobre o motivo da resposta, foi sucinta:
– O Grêmio não ganha porque é “perna de pau”. Agora vai ser 3 a 0. Gols do Carbonero, Borré e Valencia.
A mesma confiança também esteve presente na fala da estudante Ana Lauren, de 25 anos. Assim como Aldair, ela também aposta na repetição do resultado do jogo de ida e no título:
– A gente vem de um resultado favorável e com sede de ganhar o Gauchão. O time do Inter também é mais robusto. Acredito que o resultado do primeiro jogo vai influenciar muito. Não é um título certo, mas é uma vantagem muito grande.

Gremistas entre a “imortalidade” e o pessimismo
Os torcedores do Tricolor Gaúcho não estão tão alinhados como os colorados. O estágio de construção do time é citado como um dos culpados para o mau desempenho. Mas a vantagem colorada não parece tirar o otimismo de parte dos gremistas.
– O Grêmio é “copeiro”, raçudo e vai conseguir virar esse jogo. É uma vantagem grande, mas acredito que vai reverter. Vamos ganhar nos pênaltis. Um a zero no começo do jogo e um gol “chorado” no segundo tempo. Gols do Braithwaite e do Villasanti, para ele se recuperar desse último jogo, que ele foi mal – afirma o atendente Iago Vargas, de 21 anos.
Quando perguntado por que o Inter não ganha o título, apesar da vantagem, o jovem respondeu:
– O Inter não é raçudo e “copeiro” como o Grêmio.

Quem também mantém o otimismo e acredita no Tricolor é Valter Silva, 60 anos. Segundo o pintor, o Grêmio “vai criar juízo”. Ele admite que o time jogou mal o primeiro jogo e que o técnico Gustavo Quinteros precisa mudar de estratégia.
Já o aposentado Paulo Viana, 62 anos, apesar de ser gremista, acredita que o taça ficará no Beira-Rio:
– O Inter tem mais time que o Grêmio, na atualidade. O Grêmio é um time em construção. Isso demora de três a seis meses. Se perder o Gauchão, não acontece nada. Se o Inter perder, pode fechar as portas – argumentou o aposentado.
Entretanto, até mesmo Paulo mantém um pouco de otimismo:
– O que mudou no Grêmio esse ano foi que, em outros anos, perdia todas as disputas de pênaltis. Esse ano está ganhando todas. Se for para os pênaltis, aí eu acho que “levo fé”.

Leia mais
- Inter derrota o Grêmio na Arena e leva vantagem na final do Gauchão para o Beira-Rio
- Quem é Vitor Júnior? Conheça o novo reforço do Inter-SM para a Divisão de Acesso
- Pilotos da Associação Santamariense de Bicicross sobem 16 vezes ao pódio na 1ª etapa do Campeonato Gaúcho