de volta

Governo estadual permite retomada de público em competições esportivas

Pistas de danças também serão liberadas a partir de 1º de outubro. Jogo do Inter-SM, nesta quinta-feira, no Estádio Presidente Vargas, ainda não poderá ter público

Leonardo Catto
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O governo estadual decidiu autorizar a retomada da presença de torcedores em competições esportivas. A permissão ainda será parcial, a partir da publicação de novo decreto estadual. A partida do Inter-SM pela Divisão de Acesso, nesta quinta-feira, ainda não pode ter público.

A decisão foi tomada em reunião do Gabinete de Crise nesta quarta-feira. A volta do público nas competições esportivas é limitada a 40% da capacidade por setor e com teto de 2,5 mil pessoas, e mediante cumprimento de protocolos, como uso obrigatório de máscara. Não há data prevista para a publicação do decreto.

Antes do Gauchão A2 começar, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) havia solicitado a liberação ao Estado. À época, não houve liberação, mas o Piratini afirmou que a questão seria analisada em momento oportuno.

O presidente do Inter-SM, Jauri Daros, comemora a liberação. O clube mantém contato com a prefeitura e está confiante que poderá receber os torcedores na Baixada em breve.

- É muito importante. A gente já vinha com uma certa ansiedade para que isso fosse liberado anteriormente. Na parte financeira, para os clubes na Divisão de Acesso, é algo muito bom - explica Jauri.

EVENTOS
Além disso, o Gabinete de Crise discutiu pedidos para a liberação de eventos sociais. A decisão foi por liberar, a partir de 1º de outubro, uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas caso seja decidido e autorizado pelas regiões. No entanto, será mantida a obrigação do uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos. Por ora, em casas de shows, casas noturnas e similares segue a proibição do uso de pista de dança.

- A decisão sobre os eventos, assim como outras flexibilizações, serão reavaliadas conforme a gente atingir a meta de completar o esquema vacinal de pelo menos 70% da nossa população, que é o percentual definido por especialistas no mundo todo para a chamada imunidade coletiva - afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).

Todas as mudanças serão detalhadas em decreto e só estarão válidas após publicação no Diário Oficial.

SEM ALERTAS
Pela terceira semana consecutiva, o governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3 As, sem emissão de Avisos ou Alertas. As decisões levam em conta os dados positivos monitorados no Estado, principalmente o fato de que o número de internados suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e de UTI retomou tendência de queda, acentuando o ritmo de redução na última semana.

Até o início da tarde, eram 737 internados em leitos clínicos no Estado - o menor número desde 15 de junho de 2020 - e 706 pacientes confirmados ou com suspeita da Covid em leitos de UTI - menor desde 9 de julho do ano passado.

O Rio Grande do Sul registrou em agosto o menor número de óbitos por Covid-19 desde junho do ano passado, quando foram registradas 440 mortes. Na comparação com julho, quando ocorreram 1.677, foram quase mil mortes a menos no Estado, um recuo de 59%. Ainda que possam sofrer alterações devido às atualizações no sistema estadual, os números demonstram a eficiência da vacinação contra a doença.

O governo estadual segue monitorando todos os indicadores, em especial a propagação da variante delta no Rio Grande do Sul. A área de Vigilância Genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) segue acompanhando a situação em tempo real e alerta que o cenário é dinâmico e pode trazer mudanças significativas, inclusive identificar possíveis novas variantes caso venham a surgir.

SANTA MARIA
Com vacinação, Santa Maria voltou a atingir patamar de junho de 2020 em número de mortes. Foram 14 óbitos confirmados até o final de agosto. Município tem 822 ao todo em toda a pandemia. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190